Mundo pode perder ⅓ das áreas aptas para produzir alimentos

produção de alimentos

Um estudo revelou que a continuidade do aquecimento global forçaria 31% das lavouras e 34% da criação animal para fora de espaços climaticamente seguros até o final do século. Por outro lado, limitar o aquecimento a 1,5oC implicaria numa potencial perda de 4% das áreas agricultáveis e 8% das áreas de criação animal.

O trabalho, que saiu na One Earth, estabelece o conceito de “espaços climaticamente seguros” baseado no mapa atual da produção agropecuária e na combinação da precipitação anual, biotemperatura, aridez e se há ocorrência de geadas. A biotemperatura é um conceito que relaciona a duração da estação de crescimento de plantas com a temperatura. A análise compreendeu os 27 principais alimentos – de grãos a carne.

O resultado do cenário tendencial, onde a emissão de gases de efeito estufa segue aumentando, implicaria que cerca de ⅓ da produção de alimentos ficaria em áreas fora do que, hoje, é um espaço seguro. Por outro lado, a perda seria muito menor num cenário de limitação do aquecimento global. Os autores reforçam o recado da urgência em se enfrentar a emergência climática.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.