Acionistas pressionam Shell por descarbonização mais rápida

Shell

Cresce o número de acionistas da Shell insatisfeitos com a falta de ambição de sua estratégia climática. Em assembleia virtual, a proposta encampada pela empresa para promover a descarbonização de seus negócios obteve apoio de 89% dos acionistas, bem abaixo dos 95% que costumam votar a favor de resoluções apresentadas pela própria direção. Por outro lado, uma resolução que propunha metas e cronograma climáticos mais ambiciosos obteve 30%, quase o dobro do obtido por uma proposta similar apresentada no ano passado. Como ela obteve mais de 20% dos votos dos acionistas, a direção da Shell será forçada a realizar consultas específicas e organizar um grupo de trabalho para analisar a proposta e apresentar um parecer em seis meses.

Para o grupo Follow This, responsável por articular acionistas da Shell preocupados com a mudança do clima, o resultado representa uma vitória no esforço para pressionar a empresa pela descarbonização de seus negócios. Já para a direção da petroleira, a votação foi considerada uma sinalização importante para que a empresa reforce seu trabalho para ampliar os negócios em fontes renováveis de energia. Climate Home, Financial Times, Guardian e Reuters repercutiram essa notícia.

Em tempo: O Financial Times abordou como grupos ativistas estão aproveitando as reuniões de acionistas de grandes empresas para pressioná-las por mais ação contra a mudança do clima. Além da Shell, gigantes como Unilever, Nestlé, Glencore e Moody’s também enfrentaram a ira de investidores-ativistas nos últimos meses para reforçar seus compromissos e metas de combate à mudança do clima.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.