Estudo: quase 40% da água potável do Brasil é desperdiçada

1 de junho de 2021

Mesmo com milhões de brasileiros sem acesso à água potável, o desperdício de água está aumentando no país. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, 39,2% da água potável captada no Brasil foi desperdiçada em 2019, um aumento de 2,5% em relação a 2015. O volume desperdiçado poderia encher cerca de 7,5 mil piscinas olímpicas com água tratada todos os dias, ou sete vezes o volume dos reservatórios da Cantareira, maior sistema de captação de água da região metropolitana de São Paulo.

As maiores perdas se concentraram nas regiões Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%), seguidas por Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%). De acordo com a análise, 15 estados brasileiros registraram taxa de desperdício de água potável superior à média nacional, com destaque para Amapá (74%), Amazonas (68%) e Roraima (65%). Nas capitais, a região Norte novamente desponta na liderança do desperdício de água, com Porto Velho/RO (84%), Macapá/AP (74%) e Manaus/AM (72%) na liderança do ranking.

A maior parte da perda de água potável (60%) se deveu a problemas de infraestrutura na rede de distribuição hídrica, como canos estourados e tubulações corroídas. Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer às necessidades diárias de mais de 63 milhões de brasileiros – o que atenderia com folga as quase 35 milhões de pessoas que não possuem acesso à água no país atualmente. Furtos e erros de leitura dos hidrômetros correspondem ao restante da água desperdiçada.

CBN, CNN Brasil, G1, Poder360, UOL e Veja destacaram o levantamento do Trata Brasil sobre o desperdício de água.

 

ClimaInfo, de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar