Falta percorrer 90% do caminho para chegarmos ao net-zero na energia

net-zero energia

A transição para uma matriz energética de baixa emissão já enfrenta gargalos de matérias primas e de escassez de terras a baixo custo. E ainda há a ameaça de falta de dinheiro para os investimentos.

Segundo estimativa da Economist, uma cesta de 5 minerais críticos para a fabricação de veículos elétricos e para a geração renovável subiu quase 140% no ano passado.

Como exemplos, máfias madeireiras percorrem a floresta no Equador atrás de madeira balsa, essencial para as pás de torres eólicas; e um leilão por lotes no Mar do Norte para construir eólicas offshore atraiu uma disputa feroz entre energéticas e acabou por arrecadar US$ 12 bilhões.

Voltando aos veículos elétricos, a matéria diz que para ficar no caminho para a net-zero, a produção de veículos elétricos precisa ser 10 vezes maior do que a do ano passado e a quantidade de estações de recarga precisa ser 30 vezes maior.

No geral, falta percorrer 90% do caminho para se chegar ao net-zero. Honrando sua tradição neoliberal, a revista diz que os investimentos necessários não estão sendo feitos nos tamanho e velocidade necessários porque os governos da China, EUA e Europa sinalizam uma mistura de metas nebulosas com pitadas de protecionismo. E, como sempre, dizem que precificar as emissões é mais do que urgente e necessário.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.