Canadá bate recorde de temperatura em meio a onda de calor

29 de junho de 2021

O Canadá bateu neste domingo (27/6) seu recorde histórico de temperatura, com os termômetros chegando a 46,1°C na cidade de Lytton, na província da Colúmbia Britânica. O recorde anterior de calor era 45°C, registrado em Saskatchewan em 1937. Em Vancouver, na costa oeste do país, a temperatura chegou a 31°C. Meteorologistas canadenses esperam que o calor siga intenso ao longo desta semana, com temperaturas de 10 a 15 graus centígrados acima da média histórica para o começo de julho. BBC, Bloomberg, Guardian, Independent e NY Times repercutiram a intensidade do calor no sudoeste do Canadá.

A região vem sendo afetada pela onda de calor massiva que vem cobrindo boa parte da porção ocidental da América do Norte nos últimos dias. Associated Press e Scientific American explicaram o que está causando o calor intenso nos EUA e no Canadá – uma “cúpula de calor”, resultado da presença de uma massa de ar quente na porção oeste do continente, o que vem impedindo a formação de nuvens e expondo a superfície ao sol inclemente. A expectativa dos meteorologistas é de que a onda de calor comece a se dissipar no final desta semana, mas será um alívio momentâneo: para os próximos meses, a previsão é de temperaturas mais altas que o normal.

 

Leia mais sobre ondas de calor Hemisfério Norte no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 29 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar