Verão de eventos climáticos extremos no hemisfério norte

Japão deslizamento lama

O calor intenso nos EUA e no Canadá não é o único fenômeno climático extremo registrado no hemisfério norte neste começo de verão. No México, a seca atinge ⅔ do país e prejudica a produção agrícola, além de ameaçar o abastecimento de água nas principais áreas urbanas.

Por ora, as autoridades mexicanas refutam a possibilidade de um racionamento hídrico, mas especialistas ouvidos pela Reuters acreditam que uma falta de chuvas nos próximos meses, durante a estação chuvosa, pode precipitar uma crise nacional no ano que vem.

Já na Europa, na ilha mediterrânea de Chipre, o calor vem facilitando a proliferação de incêndios florestais, que causaram ao menos quatro mortes. Autoridades da União Europeia e de Israel estão ajudando o governo cipriota no combate às chamas. No Twitter, o presidente do país, Nicos Anastasiades, pediu calma à população e afirmou que o governo está totalmente dedicado ao resgate das vítimas.

Não há confirmação sobre as causas do fogo, mas a ilha vem registrando temperaturas na casa dos 40°C desde a semana retrasada. Associated Press, BBC, Reuters e Sky News deram mais detalhes.

No norte da Índia, milhões de pessoas também estão sofrendo com temperaturas acima do normal nos últimos dias. As chuvas de monção, que deveriam ter começado a cair na região no mês passado, ainda não deram as caras e não há perspectiva de que isso ocorra no curto prazo. Em Nova Déli, os termômetros chegaram ao nível mais alto em nove anos, atingindo 43,1oC na última 5a feira. Meteorologistas indianos preveem o prosseguimento do calor intenso ao longo desta semana, impulsionado pelo atraso das chuvas e por uma forte corrente de vento quente vindo do Paquistão. Al-Jazeera e Economist deram mais informações.

Em contraposição, o problema no Japão são as chuvas. Faltando poucas semanas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o país vem sofrendo com um volumes altos de precipitação nos últimos dias. No domingo, deslizamentos de terra provocaram a morte de ao menos duas pessoas na cidade de Atami, na região central do Japão. Segundo a Reuters, outras 20 pessoas estavam desaparecidas até o final do dia. O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, pediu à população das áreas afetadas que permaneça em alerta, preparada para eventuais evacuações caso as autoridades locais assim o decidam.

BBC, CNN, Guardian e Independent também destacaram a destruição causada pelos deslizamentos e pela chuva. A CNN Brasil fez um apanhado de eventos climáticos críticos que estão acontecendo nos últimos dias.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e ondas de calor hemisfério norte no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.