Rompimento de duto submarino de gás causa incêndio impressionante sobre as águas do Golfo do México

incêndio no mar

Na madrugada da última 6ª feira (2/7), a cerca de 100 km da costa do estado de Campeche, no litoral do México, um tubo submarino de gás vazou, gerando um “olho de fogo”, um círculo de 50 metros de diâmetro em chamas. A Pemex, dona do campo, anunciou ter controlado o fogo em cinco horas. Não houve notícias sobre as causas nem sobre  possíveis impactos na fauna.

Vale ver o comentário no Instagram do pessoal do projeto Verde Mar, relacionando este vazamento com a explosão da plataforma Deep Horizon, da BP, que provocou o segundo maior derramamento de petróleo da história. Eles lembram que a infraestrutura da exploração de petróleo e gás representa um enorme risco. Sem contar que a queima destes combustíveis aquece o planeta.

O mar em chamas foi assunto por aqui d’O Globo, Metsul, El País. Na mídia internacional, vale ver as matérias da Bloomberg, NY Times, Reuters, CNN e do The Guardian.

Em tempo: No fim de maio, um navio porta-containers pegou fogo nas costas do Sri Lanka. Carregava 25 toneladas de ácido nítrico, provável causa do incêndio, produtos químicos e cosméticos e milhões de pellets de plástico usados para fazer sacolas de supermercado. O navio, que estava ancorado a 18 km da capital, Colombo, ficou ardendo em chamas por 12 dias antes de afundar. Boa parte da carga se espalhou pelo mar. A BBC e a Reuters contam que animais mortos, intoxicados pelo óleo e produtos químicos, continuam chegando às costas do país. E os pellets seguem se espalhando pelas praias.

 

Leia mais sobre destruição ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.