Furacão Elsa atinge o Caribe e ameaça as buscas no edifício que desabou em Miami

5 de julho de 2021

A temporada de tempestades tropicais de 2021 no Atlântico teve seu primeiro furacão: no último final de semana, o furacão Elsa atingiu a ilha de Hispaniola, na República Dominicana e no Haiti, com ventos de 110 km/h. Ao menos duas pessoas morreram no lado dominicano da ilha. Além do vento forte, Elsa também causou ondas de mais de 4 metros de altura, que atingiram a capital do país, Santo Domingo. Mais fraco, o Elsa também passou pela Jamaica e pela parte oeste de Cuba e deve chegar à costa oeste do estado norte-americano da Flórida nesta 2ª feira (5/7). CNN, Gizmodo e Reuters destacaram a passagem do furacão Elsa no Caribe.

A passagem do Elsa deve trazer problemas adicionais para o trabalho de salvamento e resgate nos escombros do Champlain Towers South, em Miami Beach, que desabou parcialmente no último dia 24. Na 6ª feira (2/7) à noite, as autoridades municipais ordenaram a evacuação imediata de outro condomínio residencial na região do Surfside também por conta do risco de colapso estrutural. O número de mortos chegou a 22, com mais de 120 pessoas ainda desaparecidas. O Washington Post deu mais detalhes sobre a situação.

Já a National Geographic ressaltou que as suspeitas de que as ondas do mar mais altas e fortes podem ter contribuído para o desabamento colocam a questão da adaptação climática na linha de frente do debate climático nos EUA, com cidades ainda vulneráveis aos efeitos da mudança do clima. O Grist, por sua vez, defendeu que o episódio é um sinal para que as comunidades litorâneas da Flórida comecem a planejar uma possível “transferência” para outros pontos do estado, à medida que o mar avança.

Em tempo: O Climate Home destacou como os países caribenhos estão preparados para lidar com tempestades e furacões cada vez mais fortes. Após os impactos devastadores dos furacões Matthew em 2016 e Maria em 2017, diversos projetos de adaptação para aumentar a resiliência climática das ilhas foram implementados. A Jamaica é um dos países que mais se esforçaram para evitar o pior: além de obras de infraestrutura, o governo deve lançar neste mês um novo título no mercado financeiro atrelado ao risco climático. Facilitado pelo Banco Mundial e financiado pelos EUA, Reino Unido e Alemanha, o título ajudará a cobrir as perdas econômicas no caso de um grande evento catastrófico.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e furacões Caribe no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar