Furacão Elsa atinge o Caribe e ameaça as buscas no edifício que desabou em Miami

Tempestade Elsa

A temporada de tempestades tropicais de 2021 no Atlântico teve seu primeiro furacão: no último final de semana, o furacão Elsa atingiu a ilha de Hispaniola, na República Dominicana e no Haiti, com ventos de 110 km/h. Ao menos duas pessoas morreram no lado dominicano da ilha. Além do vento forte, Elsa também causou ondas de mais de 4 metros de altura, que atingiram a capital do país, Santo Domingo. Mais fraco, o Elsa também passou pela Jamaica e pela parte oeste de Cuba e deve chegar à costa oeste do estado norte-americano da Flórida nesta 2ª feira (5/7). CNN, Gizmodo e Reuters destacaram a passagem do furacão Elsa no Caribe.

A passagem do Elsa deve trazer problemas adicionais para o trabalho de salvamento e resgate nos escombros do Champlain Towers South, em Miami Beach, que desabou parcialmente no último dia 24. Na 6ª feira (2/7) à noite, as autoridades municipais ordenaram a evacuação imediata de outro condomínio residencial na região do Surfside também por conta do risco de colapso estrutural. O número de mortos chegou a 22, com mais de 120 pessoas ainda desaparecidas. O Washington Post deu mais detalhes sobre a situação.

Já a National Geographic ressaltou que as suspeitas de que as ondas do mar mais altas e fortes podem ter contribuído para o desabamento colocam a questão da adaptação climática na linha de frente do debate climático nos EUA, com cidades ainda vulneráveis aos efeitos da mudança do clima. O Grist, por sua vez, defendeu que o episódio é um sinal para que as comunidades litorâneas da Flórida comecem a planejar uma possível “transferência” para outros pontos do estado, à medida que o mar avança.

Em tempo: O Climate Home destacou como os países caribenhos estão preparados para lidar com tempestades e furacões cada vez mais fortes. Após os impactos devastadores dos furacões Matthew em 2016 e Maria em 2017, diversos projetos de adaptação para aumentar a resiliência climática das ilhas foram implementados. A Jamaica é um dos países que mais se esforçaram para evitar o pior: além de obras de infraestrutura, o governo deve lançar neste mês um novo título no mercado financeiro atrelado ao risco climático. Facilitado pelo Banco Mundial e financiado pelos EUA, Reino Unido e Alemanha, o título ajudará a cobrir as perdas econômicas no caso de um grande evento catastrófico.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e furacões Caribe no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.