Em alta, outros desmatamentos no mundo

Gran Chaco desmatamento

Enquanto no mundo a palavra “desmatamento” lembra Amazônia e Indonésia, a devastação da vegetação nativa corre solta em outras plagas. O Gran Chaco é uma imensa planície que começa no corredor dos rios Paraguai, Paraná e Prata e vai até os Andes, cobrindo parte de Bolívia, Paraguai e o norte da Argentina. Era a segunda maior floresta na América do Sul.

Assim como no Cerrado e partes da Amazônia legal, a agropecuária está convertendo o Chaco em imensas plantações de soja. E, lá como aqui, a legislação está sendo desrespeitada e, segundo matéria da News Trust, boa parte do desmatamento é ilegal, acontecendo em propriedades privadas. Autoridades locais precisam de autorização judicial para averiguar e, até conseguirem, os desmatadores já passaram para outra área.

No mar, as florestas de algas estão desaparecendo. Elas têm a capacidade de absorver 20 vezes mais carbono por hectare do que a maioria das florestas em terras. A floresta no litoral norte da Califórnia encolheu 95% desde 2014. O mesmo aconteceu no Chile e na Tasmânia.

Na Califórnia, a perda é quase irrecuperável e a causa raiz é a mudança do clima. Ondas de calor marinhas devastaram a população da maior espécie de estrelas do mar. Elas eram o principal predador de ouriços daqueles mares e as florestas de alga cujo cardápio principal são as florestas de algas. Cientistas estão tentando reintroduzir as estrelas do mar em condições de se proliferarem rapidamente e voltarem a reestabelecer as algas. A matéria saiu no Washington Post.

 

Leia mais sobre o Gran Chaco e soja e desmatamento no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 7 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.