Brasil terá que mudar sua política ambiental para entrar na OCDE

9 de julho de 2021

Uma das prioridades externas do governo Bolsonaro é a adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tida como o “clube dos países desenvolvidos”. No entanto, uma análise feita pela própria OCDE alertou que o país precisa fazer reformas profundas em sua política ambiental para que a adesão possa acontecer. Jamil Chade deu mais detalhes no UOL. Nos 48 quesitos analisados, 60% deles foram considerados total ou parcialmente desalinhados com os instrumentos legais da entidade.

Um dos pontos fracos do país está na política de conservação e proteção ambiental, que se reflete no descontrole do desmatamento da Amazônia e em projetos que buscam fragilizar o processo de licenciamento ambiental. O documento também ressalta a concessão de subsídios bilionários a combustíveis fósseis e pesticidas, que correspondem hoje a R$ 11 bilhões anuais, e a falta de avaliação ambiental estratégica nos planos nacionais de energia. A mobilidade urbana e a tímida incorporação de aspectos socioambientais nas políticas públicas desse setor também são apontadas como fraquezas do Brasil.

Falando em política externa, a gestão Carlos Alberto França no Itamaraty comemorou cem dias nesta semana. Como Renato Vasconcelos observou no Estadão, o novo chanceler vem se esforçando para distanciar a política externa brasileira do radicalismo ideológico tacanho de seu antecessor, Ernesto Araújo. A mudança não se resume apenas ao estilo do chanceler: sem o peso do negacionismo de Araújo, o Itamaraty está atenuando o posicionamento do Brasil na questão climática, com mais abertura para o diálogo com outros países.

Em tempo: Do outro lado do mundo, na Indonésia, o Brasil foi apontado como um exemplo negativo no combate ao desmatamento. O governo indonésio comemorou nesta semana a queda de 75% no índice de devastação florestal em 2020 (cerca de 115,4 mil hectares), o nível mais baixo desde 1990, quando o monitoramento começou. O Hypeness citou Arief Wijaya, do escritório do WRI no país, que pediu ao governo que mantenha os esforços de combate ao desmatamento. “Não deixem a gente ficar como o Brasil”, disse Wijaya. “O que a Indonésia alcançou precisa ser mantido pois o potencial de desmatamento massivo ainda existe”.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro má imagem internacional e desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar