Franceses pedem a Macron o bloqueio de importações atreladas ao desmatamento da Amazônia

França importações brasileiras

Uma coalizão de dez organizações ambientalistas da França publicou uma carta aberta no jornal Le Monde pedindo ao governo de Emmanuel Macron que reforce as ações contra o desmatamento na Amazônia brasileira. Além de vetar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, o grupo pediu a adoção de restrições à importação de produtos agrícolas que possam ter relação com crimes ambientais no Brasil.

Na carta, as organizações afirmaram que a ação do governo francês contra o desmatamento não pode depender apenas da “boa vontade” das empresas envolvidas nas operações. “Nossas importações de produtos do desmatamento contribuem para a destruição de ecossistemas excepcionais [na América do Sul]: a Amazônia e o Cerrado são destruídos para dar lugar a pastagens e campos de soja que a França importa massivamente para alimentar seus animais de criação”, diz o documento. “A França deve tomar medidas para obrigar os importadores a garantir que os produtos que colocam no mercado não estejam vinculados ao desmatamento ou à destruição de ecossistemas”.

Folha, O Globo e Valor repercutiram a mensagem das ONGs francesas em defesa da proteção da Amazônia brasileira.

Em tempo: O site investigativo francês Mediapart publicou na semana passada mais uma reportagem especial sobre a situação da Amazônia brasileira. Dessa vez, o foco foi na ação do agronegócio do país e seu peso no processo de destruição do meio ambiente. Além das conexões suspeitas entre setores mais retrógrados do agro com crimes ambientais, a reportagem destacou a atuação política de aliados do grupo no Congresso Nacional – em particular, o presidente da Câmara, Arthur Lira, principal entusiasta de projetos que visam “passar a boiada” sobre o meio ambiente. A RFI também destacou alguns pontos dessa matéria.

 

Leia mais sobre carne e soja de desmatamento no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.