A despeito de Bolsonaro, Banco Central avança com novas regras para inclusão de risco climático e investimento verde

3 de agosto de 2021

Na Reuters, Carolina Mandl e Jamie McGeever abordaram a estratégia recente do Banco Central do Brasil para incluir a questão climática na gestão de riscos dentro do mercado financeiro nacional. A instituição prepara um conjunto de normas que exigirão dos bancos a contabilização de potenciais perdas advindas de fenômenos relacionados à mudança do clima, como secas, inundações e incêndios florestais. A postura do BC, que inclui o Brasil entre os mercados pioneiros nesse debate no mundo, contrasta com o ostracismo político e diplomático do governo Bolsonaro na agenda de meio ambiente e clima.

O objetivo do BC com essa estratégia é dar mais solidez ao mercado financeiro e bancário nacional em um mundo que passa por transformações climáticas imprevisíveis. A intensificação de eventos extremos tem levantado preocupações crescentes entre investidores e empresas sobre a exposição de seus negócios aos riscos climáticos, bem como o impacto deles sobre as mudanças do clima em si. “Nosso objetivo não é proibir os bancos de conceder empréstimos, mas conscientizá-los sobre os riscos que correm relacionados a mudanças climáticas”, explicou Kathleen Krause, do departamento de regulação prudencial do BC.

De acordo com o BC, as novas regras para incorporação do risco climático aos testes de estresse do sistema bancário devem ser apresentadas ainda neste ano, com implementação a partir de 2022. Os bancos, por sua vez, estão pedindo um prazo de adaptação de 18 meses para facilitar a implementação das medidas.

O UOL publicou uma tradução da reportagem.

 

Leia mais sobre bancos riscos climáticos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar