“Pacotão da destruição ambiental” no Congresso pode prejudicar acordo comercial da UE com o Mercosul

pl da grilagem

A aprovação pela Câmara Federal de sucessivos projetos com previsível impacto negativo sobre o meio ambiente não escapou ao olhar da União Europeia. Segundo informou Janaina Figueiredo n’O Globo, a Comissão Europeia alertou o governo brasileiro quanto ao enfraquecimento da política ambiental no país dificultar ainda mais a aprovação do acordo comercial da UE com o Mercosul.

Em comunicado encaminhado ao Parlamento Europeu, a CE afirmou que a eventual aprovação do projeto de lei (PL) 3.729/04, que flexibiliza o processo de licenciamento ambiental, pode “influenciar a avaliação da Comissão sobre as condições adequadas para a apresentação do acordo para sua ratificação”. Mesmo sem ser citado, o “PL da Grilagem” recém-aprovado pela Câmara também deve causar ruídos no relacionamento entre UE e Brasil.

Enquanto isso, o governo dos EUA sobe um degrau em seu esforço para estabelecer um diálogo direto com os governos estaduais brasileiros, em detrimento de Bolsonaro. O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, visitará o Brasil nesta semana e terá um encontro com governadores do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, sem a participação de representantes do Palácio do Planalto. Outro nome na comitiva de Sullivan é o de Juan Gonzalez, que atuou na campanha eleitoral de Joe Biden e foi uma das vozes mais críticas ao desgoverno ambiental de Bolsonaro no Brasil. Folha e G1 repercutiram essa notícia.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.