Reduzir emissões de metano nesta década será chave para conter aquecimento global

11 de agosto de 2021

O IPCC deu uma ênfase inédita ao papel do metano no estado do clima. A concentração do gás na atmosfera aumentou duas vezes e meia desde 1750 vindo, principalmente, do setor de combustíveis fósseis, da criação de ruminantes e do derretimento do permafrost ártico. As queimadas, como as praticadas aqui, também liberam metano, mas em menor quantidade.

O gás dura menos na atmosfera do que o dióxido de carbono, sendo que seu potencial de aquecimento ao longo de 20 anos é 83 vezes maior do que o CO2. Assim, reduzir as emissões de metano é imprescindível para cumprir as metas de 2050.

Uma matéria da BBC se refere ao relatório do IPCC para contar que entre 30% a 50% do aumento de temperatura registrado até agora é devido ao metano. E a Climate Change News conta que apenas 13 países citam o metano nas metas climáticas contidas nas NDCs. O Brasil não está entre eles. A Scientific American aborda as emissões de metano e de CO2 do derretimento do permafrost, perguntando-se qual o impacto que este acabará tendo sobre o aquecimento global.

A transição para longe dos combustíveis fósseis reduz parte importante do metano antrópico, na forma de menos vazamentos de poço e dutos e de menos combustão incompleta. Uma transição da alimentação, reduzindo drasticamente o consumo de carne vermelha, reduz o tamanho do rebanho de ruminantes e de seus arrotos e dejetos. Só o rebanho bovino brasileiro é responsável por uma emissão anual maior do que a emissão total de países como a França e o Reino Unido.

Em tempo: Vale falar de novo aqui da importância do Atlas Climático interativo do IPCC, lançado junto com o relatório. A Vox fez um bom artigo a respeito.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar