MapBiomas: quase 1/5 do território brasileiro foi queimado ao menos uma vez nas últimas três décadas

Amazônia queimadas

Nos últimos 36 anos, quase 20% do território nacional registrou ao menos um episódio de incêndio florestal no Brasil. Em média, a área anual queimada em todo o país no período ficou em 150,9 mil km2. Os dados são de um levantamento do MapBiomas que analisou mais de 150 mil imagens de satélite de 1985 a 2020. Ao todo, 1.672.142 km2 foram queimados pelo menos uma vez nesse período. Desse total, 65% se deu em áreas de vegetação nativa, com o Cerrado e a Amazônia concentrando 85% dessa extensão. Além disso, cerca de 61% das áreas afetadas pelo fogo entre 1985 e 2020 foram queimadas duas vezes ou mais; no caso da Amazônia, esse índice sobe para 69% (sendo que 48% queimou mais de três vezes no período analisado).

O estado de Mato Grosso apresentou maior ocorrência de fogo, seguido pelos Pará e Tocantins. Já o bioma mais afetado foi o Pantanal: 57% de seu território registrou fogo pelo menos uma vez, o que equivale a uma área de 86.403 km2; no Cerrado, a área queimada foi de 36% (733.851 km2); e na Amazônia, de 16,4% (690.028 km2).

“A informação de que 20% da área do Brasil já foi queimada não é pouca coisa. A Amazônia, por exemplo, que é metade deste país, teoricamente, não deveria queimar. É uma floresta úmida, o fogo não faz parte de seu regime natural, mas temos visto esse avanço, puxado por fatores como o avanço de áreas pastagem”, explicou ao Estadão Ane Alencar, coordenadora da série de dados do MapBiomas sobre fogo. “Esse cenário mostra que o fogo tem que ser trabalhado com ações de combate como política pública. É um cenário muito preocupante e que tem se agravado nestes últimos anos.”

O Fantástico (TV Globo) antecipou parte dessas informações e destacou como a ocorrência cada vez mais frequente do fogo se associa com o avanço do desmatamento na Amazônia e no Cerrado e os efeitos disso sobre o clima no Brasil e no mundo. O Globo e Veja também repercutiram os dados do MapBiomas Fogo.

 

Leia mais sobre queimadas Amazônia no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.