China aprova megaprojeto para geração de hidrogênio verde

China Hidrogênio verde

Autoridades chinesas deram sinal verde para um megaprojeto de geração de hidrogênio a partir de energia solar e eólica na região da Mongólia interior, no norte do país. O projeto pretende montar uma grande usina de hidrogênio verde com capacidade para produzir quase 67 mil toneladas do combustível por ano. Para tanto, a usina contará com geradores eólicos e solares com capacidade de 370 megawatts e 1,85 gigawatts, respectivamente.

A construção começará em outubro e a expectativa é de que a usina esteja operacional em meados de 2023. O hidrogênio produzido seria capaz de substituir a queima de cerca de 650 milhões de litros de gasolina por ano se for usado para veículos com células de combustível, de acordo com a Bloomberg.

Ainda sobre energia renovável na China, a Bloomberg escreveu sobre as dúvidas do governo central de Pequim com relação às usinas hidrelétricas. Por um lado, os chineses estão ansiosos por derrubar diversas usinas mais antigas, tidas como inadequadas e mal-planejadas, com impactos ambientais indesejados. Por outro lado, a geração hidrelétrica é vista como central para cumprir os objetivos climáticos do país para as próximas décadas.

 

Leia mais sobre hidrogênio verde e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.