OMM: secas na Amazônia e no Pantanal em 2020 foram as mais intensas em 50 anos

Estado do Clima Latina América e Caribe

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançou nesta 3ª feira (17/8) um relatório sobre a situação da América Latina e Caribe no contexto da crise climática. O documento mostra como a mudança do clima está ameaçando a segurança alimentar e hídrica da região e causando problemas graves à população.

De acordo com a OMM, quase 55 milhões de hectares de floresta desapareceram na América Latina entre 2000 e 2016, representando 91% das perdas florestais mundiais. A Amazônia foi o principal alvo dessa devastação e tem registrado um aumento na taxa de desmate nos últimos quatro anos. O relatório destaca ainda os impactos dos incêndios florestais, especialmente na Amazônia e no Pantanal.

A estiagem também tem representado um problema sério para a região. O relatório indica que as secas registradas no sul da Amazônia e no Pantanal foram as piores dos últimos 50 anos. No Brasil, mais de ¼ do bioma pantaneiro foi devastado pelo fogo, número quatro vezes maior do que o registrado entre 2001 e 2019. Além disso, entre 1998 e 2020, eventos climáticos extremos e desastres naturais causaram a morte de 312 mil pessoas e prejudicaram a vida de 277 milhões em toda a América Latina e Caribe. O ano de 2020 foi o 2º mais quente da América do Sul e figurou entre os três mais quentes na América Central e Caribe.

A Bloomberg deu mais informações sobre o relatório.

 

Leia mais sobre Amazônia desmatamento e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.