Dinamarca e Costa Rica criam aliança de países para acelerar transição energética

Dinamarca e Costa Rica transição energética

A Reuters informou da tentativa dos governos da Dinamarca e da Costa Rica que busca criar uma aliança de países dispostos a fixar uma data para interromper totalmente a produção de combustíveis fósseis, com vistas a consolidar a transição para fontes energéticas renováveis e reduzir as emissões de carbono que interferem no clima global.

Batizada de Beyond Oil and Gas Alliance (BOGA), a coalizão quer atrair a adesão de outros governos antes da COP26, em novembro, quando será oficialmente lançada. De acordo com a reportagem, o grupo pretende definir um prazo para que países desenvolvidos e em desenvolvimento eliminem a produção de petróleo e gás e deixem de autorizar novos projetos de exploração e produção desses combustíveis. Além disso, os países que farão parte da coalizão devem acabar com o financiamento público a projetos fósseis dentro e fora de suas fronteiras, bem como reformar eventuais subsídios ao setor petroleiro.

Em tempo: Richard Black, do Imperial College London, escreveu na Climate Home sobre a importância de um entendimento abrangente entre os países na Conferência de Glasgow para destravar a implementação do Acordo de Paris, aumentar a ambição dos compromissos climáticos nacionais e acelerar a transição energética para o carbono zero: “A ambição e a transformação limpa são dois lados da mesma moeda de corte de emissões. Avançarmos com o financiamento ajudará a desbloquear a transformação limpa no mundo em desenvolvimento, enquanto ambição e transformação limpa bem-sucedidos minimizarão a eventual necessidade de adaptação e compensação de perdas e danos”.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.