Boiada a todo vapor: Câmara aprova enfraquecimento de regras para proteção de margens de rios nas cidades

boiada passando

Com as atenções públicas voltadas para o julgamento do marco temporal no Supremo Tribunal Federal, a Câmara dos Deputados aproveitou o momento para aprovar mais um projeto de lei que intensifica o desmonte da política ambiental brasileira. O PL 2.510/2019 muda o Código Florestal e retira da União a responsabilidade por definir as regras para ocupação de margens de rios e outros corpos d’água em áreas urbanas, atribuição que passaria a ser dos municípios. O PL agora será analisado pelo Senado Federal.

Para ambientalistas, a proposta permitirá que as prefeituras modifiquem essas regras a bel-prazer, inclusive com a possibilidade de eliminar qualquer exigência de conservação ambiental nessas áreas. Hoje, o Código Florestal fixa faixas marginais que variam de 30 a 500 metros conforme a largura dos rios, considerando-as Áreas de Preservação Permanente (APP). A mudança na lei permitirá legalizar a ocupação de áreas cobiçadas pela indústria imobiliária. Estadão e Valor deram mais detalhes sobre a proposta.

Enquanto a boiada passa desimpedida na Câmara dos Deputados, o vice-presidente Hamilton Mourão incorporou a choradeira de seu companheiro de chapa e criticou a “propaganda negativa” que estaria sendo feita por outros países contra o Brasil por causa de seu desgoverno ambiental. Em evento com negacionistas da crise climática promovido pelo Instituto General Villas Bôas, Mourão embolou a paranoia tradicional dos militares na Amazônia com o discurso vitimista do bolsonarismo.

“Quando a gente vê discurso de líderes de outros países se referindo a problemas da Amazônia, é uma forma de intervenção. O seguinte passo é a propaganda, como nós vemos acontecer hoje na comunidade internacional, uma propaganda negativa em relação àquilo que é a realidade da Amazônia brasileira”, disse Mourão. Curiosamente (mas não acidentalmente), o vice-presidente não falou como o governo pretende mudar o cenário de destruição atual da Floresta Amazônica. Metrópoles, Poder360 e UOL destacaram essa notícia.

Em tempo: O ministro Paulo Guedes prometeu que o Brasil apresentará na próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), em novembro, um programa de “crescimento verde” com US$ 1 bilhão para investimentos sustentáveis. Como usual, a promessa não foi detalhada pelo ministro da economia, que disse apenas que o foco do programa seria na “área verde e digital”. Quem adivinhar que raios o governo apresentará em Glasgow ganha um diploma da Universidade de Chicago assinado pelo próprio ministro.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.