CDP: políticas climáticas avançam, mas estados brasileiros fracassam em estabelecer metas para redução de emissões

Brasil políticas climáticas

Um levantamento da CDP Latin America analisou como os estados brasileiros estão lidando com a questão da mudança do clima em suas legislações. O panorama é misto: por um lado, 18 estados já adotaram políticas dedicadas à ação climática e 19 possuem espaços formais para discussão pública sobre o tema, com participação da sociedade civil; por outro, apenas cinco deles têm metas mensuráveis de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Entre os estados mais avançados nesta agenda, estão Acre, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sete estados afirmaram que possuem uma análise de risco ou vulnerabilidade climática e outros 15 disseram que pretendem adotar algo nesse sentido nos próximos dois anos. Ondas de calor e temperaturas mais altas, secas, e chuvas mais intensas e frequentes figuram entre os principais riscos climáticos identificados pelos estados.

Ao mesmo tempo, o relatório também destacou a atuação dos estados brasileiros em articulações e organismos internacionais com foco em clima, como a campanha da ONU Race to Zero, que atualmente conta com a participação de Minas Gerais, Pará, Pernambuco e São Paulo. Essa atuação permite uma troca de informações e experiências com outros governos subnacionais mundo afora, além de viabilizar apoio financeiro e tecnológico para projetos nos estados.

O Globo e UOL destacaram a análise da CDP Latin America.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.