Finalmente a gasolina com chumbo deixa de ser produzida

gasolina com chumbo

Depois de quase um século de alertas de cientistas e médicos sobre o risco de intoxicação, finalmente o consumo de gasolina com chumbo foi total e permanentemente finalizado em todo o mundo. De acordo com a ONU, a Argélia, último país que utilizava esse tipo de combustível, esgotou no mês passado suas reservas. Esse fato concluiu um esforço de mais de duas décadas para banir a mistura de chumbo na gasolina, apontado por diversos estudos como culpado por mortes prematuras, contaminação do solo e poluição do ar por substâncias tóxicas.

O uso de tetraetil chumbo como aditivo de gasolina acontecia desde 1922. Cinco décadas depois, praticamente toda a gasolina produzida no mundo continha essa substância. Em 2002, quando o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) iniciou sua campanha contra a gasolina com chumbo, esse combustível era tido como uma das ameaças ambientais mais graves para a saúde humana.

BBC, Bloomberg, Deutsche Welle, Financial Times, Independent, NPR e Um Só Planeta repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, de setembro de 2021.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.