O mundo ESG esgarça a cada abalo na credibilidade dos compromissos 

1 de setembro de 2021

Na Alemanha, uma investigação sobre o braço de sustentabilidade do Deutsche Bank está revelando inconsistências na alegação de que metade dos US$900 bilhões aplicados em ativos foram escolhidos usando critérios de ESG (meio ambiente, sociedade e governança). Uma matéria do Financial Times aponta que investigações deste tipo desmascarariam praticamente qualquer grande investidor europeu. Desta maneira, a credibilidade de promessas do tipo despenca, levando de roldão iniciativas louváveis.

Na Holanda, a agência reguladora de propagandas avisou a Shell para parar a campanha oferecendo compensação de emissões de quem pagasse um adicional na bomba. Para isso, prometia plantar árvores. A agência aceitou o argumento de que ela não consegue comprovar que houve realmente remoção de CO2 da atmosfera. Notícia da Bloomberg.

Ajudar o cliente a emitir menos é uma iniciativa da 4ª maior exportadora de minério de ferro do mundo, a Fortescue. Ela está investindo 10% do lucro anual na produção de hidrogênio e amônia a partir de renováveis para ajudar as siderúrgicas clientes a reduzirem suas emissões. A Bloomberg também deu esta notícia.

Um longo artigo assinado por Policy Tensor fala da história e a relação de economistas e das elites como base para sua crítica em relação à precificação das emissões. “Precificar o carbono é uma solução tecnocrática e limpa somente no mundo simples dos modelos econômicos onde os agentes são atores puramente econômicos com funções de utilidade normais. O fato de que as pessoas reais no mundo também são atores políticos é ignorado em todos os modelos econômicos.” A mensagem dele é clara: “Para fazer a transição para uma economia de baixo carbono, não se pode se basear na falsa promessa do mercado, precisamos de leis e regulamentos, de forças-tarefas operacionais e financeiras.”

Caroline Prolo, no Valor, e Marcelo Furtado, no Um Só Planeta, também falam de exigências rigorosas para evitar que ciência e conhecimento percam credibilidade por conta de quem acha que enganar é sustentável.

 

ClimaInfo, de setembro de 2021.

Se você gostou desse artigo e se interessa por receber o boletim diário completo do ClimaInfo, clique aqui para recebê-lo em seu e-mail.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar