Rival chinesa da Apple, Xiaomi entra no mercado de carros elétricos

Xiaomi Apple carros elétricos

A gigante chinesa de smartphones Xiaomi confirmou ontem (1/9) a criação oficial de uma nova divisão de veículos elétricos, com capital inicial de 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 7,9 bilhões). No começo do ano, a empresa já tinha sinalizado sua pretensão de entrar no mercado automobilístico elétrico, atraída pelo interesse crescente de investidores, governos e consumidores nessa tecnologia.

A nova divisão da Xiaomi promete intensificar seus esforços de pesquisa e desenvolvimento e avançar em um projeto de carro elétrico inteligente. CNBC, Exame, Reuters e UOL repercutiram a notícia.

Com a decisão, a Xiaomi sai na frente de sua principal adversária global, a Apple, na corrida das gigantes de tecnologia pelo mercado de carros elétricos. A empresa norte-americana há tempos sinaliza sua pretensão de entrar nesse mercado, mas não fez nenhum gesto efetivo até agora. No ano passado, a Apple tentou fechar um acordo com a Kia para fazer uma joint-venture com foco em veículos elétricos com direção autônoma. Mais recentemente, uma das principais parceiras da Apple, a também chinesa Foxconn, se movimentou nos bastidores para desenvolver um protótipo de software e hardware para carros elétricos.

 

Leia mais sobre veículos elétricos e transição energética no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.