Ora, quem diria? Liderança da OPEP pede que países produtores de petróleo acelerem transição para energia renovável

1 de setembro de 2021

Os países precisam diminuir sua dependência de combustíveis fósseis e avançar na transição para fontes renováveis de energia. Essa constatação parece óbvia, mas o fato de ter sido feita pelo representante de um dos maiores produtores mundiais de petróleo, o Iraque, traz um peso muito maior.

Em artigo no Guardian, Ali Allawi, o ministro das finanças do Iraque e um dos principais nomes atuais da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e o diretor da Agência Internacional de Energia (IEA), Fatih Birol, ressaltaram que os países produtores de petróleo precisam buscar “uma renovação econômica focada em políticas e tecnologias ambientalmente saudáveis”, que incluiria energia solar e nuclear, e reduzir sua dependência sobre as exportações de combustíveis fósseis.

“Para ter uma chance de limitar os piores efeitos das mudanças climáticas, o mundo precisa mudar fundamentalmente a forma como produz e consome energia, queimando menos carvão, petróleo e gás natural. (…) Se as receitas do petróleo começarem a diminuir antes que os países produtores tenham diversificado com sucesso suas economias, os meios de subsistência serão perdidos e as taxas de pobreza aumentarão”, escreveram.

Nesse sentido, os autores defendem que as nações produtoras de petróleo tenham algum tipo de apoio da comunidade internacional para facilitar essa transição para a energia renovável e diminuir os impactos do fim da economia petroleira nesses países.

Por falar na OPEP, os ministros do bloco decidiram nesta 3ª feira (31/8) não aumentar o volume de petróleo produzido nos próximos meses, contrariando um pedido feito pelo governo dos EUA no começo de agosto. Para a Casa Branca, a escassez do produto no mercado internacional está provocando aumento de preços em um patamar que prejudica a retomada econômica pós-pandemia dos países.

No entanto, a OPEP e a Rússia entenderam que as restrições à produção de petróleo ainda são necessárias em virtude da lentidão da recuperação econômica global, o que poderia causar um repeteco do cenário visto no começo de 2020, quando o combustível atingiu seus piores preços da história recente. Bloomberg e Financial Times deram mais informações.

 

Leia mais sobre crise do petróleo e transição energética no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar