Crise climática: Ida despeja volume recorde de chuva no nordeste dos EUA

Até o final da tarde de ontem (2/9), os EUA contabilizavam mais de 25 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram o nordeste do país na noite de 4ª feira. As chuvas foram provocadas pela tempestade Ida, que atingiu o sul dos EUA no começo da semana como furacão de nível 4. O grande volume de água causou alagamentos e enchentes-relâmpago em diversas localidades nos estados de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Connecticut e Maryland; na maior parte dos casos de óbitos, as pessoas ficaram presas em estacionamentos subterrâneos e porões que foram tomados pela água.

Mesmo com alerta de meteorologistas sobre a força da tempestade, as chuvas pegaram as autoridades locais de surpresa. “Não sabíamos que, entre 20h50 e 21h50 da noite passada, os céus iriam literalmente se abrir e despejar o volume de água das Cataratas do Niágara sobre as ruas de Nova York”, disse a governadora de NY, Kathy Hochul. Em alguns pontos, o acúmulo de precipitação em um intervalo de poucas horas chegou a superar os 230 mm.

De acordo com o MetSul, a força extra das chuvas desta 4ª feira nos EUA se deveu a uma situação meteorológica “excepcional e fora do comum”, a partir do encontro do Ida (a essa altura, já como uma depressão tropical, mas ainda com um núcleo bastante carregado de umidade) com uma corrente de jato no sul da região dos Grandes Lagos. Associated Press, BBC, Bloomberg, Financial Times, Guardian, NY Times, Reuters e Valor repercutiram o impacto das chuvas nos EUA.

Enquanto isso, na Louisiana, os rastros do Ida ainda estão bastante visíveis. O fornecimento de eletricidade foi restabelecido em algumas localidades, mas pouco menos de um milhão de residências e estabelecimentos seguem sem energia e sem previsão de retorno. As autoridades locais recomendaram que os moradores que evacuaram as regiões afetadas no começo da semana não retornem ainda para suas casas.

Para piorar, diversas fábricas petroquímicas no estado registraram casos de vazamento de substâncias tóxicas no ar e na água; ao menos 138 plantas industriais desse tipo foram afetadas pelo Ida. A Associated Press divulgou imagens que mostram uma mancha de óleo com quilômetros de extensão perto de uma plataforma offshore no Golfo do México, o que indica a possibilidade de um vazamento de petróleo no mar.

Em tempo: A Espanha também sofreu com fortes chuvas nesta 4ª feira. A área mais afetada foi o nordeste da Catalunha, na cidade litorânea de Alcanar. A chuva repentina e intensa causou enchentes-relâmpago e deslizamentos de terra, bloqueando estradas e ferrovias e interrompendo o fornecimento de eletricidade para milhares de pessoas. Guardian e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 3 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.