Pesquisa: proteção da Amazônia será fator decisivo nas eleições de 2022

proteção da Amazônia

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) divulgou dados de uma pesquisa de opinião sobre a maior floresta tropical do planeta. De acordo com o levantamento, 85% dos entrevistados afirmaram que a proteção ambiental da Amazônia será um dos fatores decisivos nas eleições de 2022. Mais da metade (58%) dos respondentes disseram que têm mais chance de votar em um candidato à Presidência com um plano específico para preservar a floresta. A pesquisa mostrou também que a maioria dos brasileiros (71%) enxerga a proteção da Amazônia como central para o desenvolvimento econômico do país. Essa opinião é mais forte entre os moradores da Região Norte, onde esse índice chega a 81%. Os jovens (16-24 anos) despontam entre o grupo social mais assertivo: 90% dos entrevistados dessa faixa etária defendem que a proteção da Amazônia deve ser uma prioridade para os presidenciáveis em 2022; para 83%, um candidato com plano específico para proteger a floresta teria mais chance de receber seu voto. O Estadão repercutiu esses dados.

No Fantástico (TV Globo), Sônia Bridi conversou com a pesquisadora Luciana Gatti (INPE), uma das autoras de um estudo recente que mostrou que algumas áreas da Floresta Amazônica deixaram de absorver mais carbono do que emitir por causa do avanço do desmatamento e dos efeitos da mudança do clima. “A cada ano que passa, tem mais desmatamento, tem menos chuva, tem temperatura mais alta. Então, a cada ano a situação está ficando pior. Ou a gente faz algo agora ou pode ser que não tenha volta”.

Em tempo: Para marcar o Dia da Amazônia, mais de 20 artistas se uniram para cantar uma música em defesa da preservação da floresta e da proteção do meio ambiente. Com letra de Carlos Rennó e música de Nando Reis, a “Canção pra Amazônia” contou com a participação de Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico César, Daniela Mercury, Elza Soares, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Criolo, entre outros.

 

Leia mais sobre pesquisa de opinião Amazônia e desmatamento Amazônia no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 8 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.