Reservatórios com 20% da capacidade, e com menos água pela frente

crise hídrica

O nível dos reservatórios do sistema SE/CO (Sudeste/Centro-Oeste) está abaixo de 20%. O nível dos importantes reservatórios da bacia do Rio Grande anda por volta 15%, sendo que estes reservatórios respondem por ¼ da capacidade do sistema SE/CO. Segundo a CNN, a frente fria que passa agora pelos Sul e Sudeste está trazendo poucas chuvas.

Cada hidrelétrica tem uma cota mínima de funcionamento que, em média, gira em torno de 10%. Quando o nível do reservatório se aproxima do ponto de tomada de água das turbinas, a usina é desligada. Na 3ª feira, Jerson Kelman, ex-diretor da ANEEL, disse em live do Valor que o risco disso acontecer ainda é muito pequeno. O Poder 360 traz mais detalhes das usinas em situação crítica e comenta a atuação do governo.

A situação das famílias de baixa renda tende a piorar pela soma das ações de redução da conta de luz com o aumento constante desta. Uma frase dos tempos da hiperinflação do genial Millôr Fernandes pode ser adaptada para a atual crise: “Todo mês falta mais luz no final da conta”.

Uma matéria de Camille Lichotti, na Piauí, conta a história de uma família de baixa renda no Rio de Janeiro para mostrar o peso da crise sobre sua qualidade de vida. E fala das previsões dramáticas de consultorias do setor para o final deste ano e início de 2022, quando é possível termos um novo La Niña já na virada do ano. Os eventos La Niña intensificam as chuvas no norte do Amazonas e as reduz no Sudeste e no Sul. A Reuters fala das previsões da meteorologia americana para o La Niña.

Ontem, o IBGE atualizou o índice da inflação, que passou de 4,6% em janeiro para quase 9,7% em agosto, para períodos de 12 meses, como mostra o Valor. A alta foi impulsionada pela conta de luz e pelas altas do dólar e do preço do barril de petróleo. Vale observar que eletricidade e diesel atravessam praticamente a economia inteira.

O Estadão e o Metropoles falam do racionamento de água no interior de São Paulo, atingindo mais de 1 milhão de pessoas em 16 municípios paulistas.

Em tempo 1: Recomendamos a leitura da bela matéria de Camilla Freitas, para o Ecoa-UOL, sobre as águas no Amazonas e seu significado para a população local, bem como sua importância para a parte rica da economia nacional.

Em tempo 2: Roberto Lameirinha conta no Valor do sofrimento pelo qual passa o Chile há anos com estiagens que, lá como aqui, estão comprometendo a economia do país. Do lado de lá dos Andes, há menos água porque há menos geleiras. Do lado de cá, o desmatamento está reduzindo a quantidade de água transportada pelos ciclos de evapotranspiração até as nascentes dos rios voadores.

 

ClimaInfo, 10 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.