Rumo à COP26: quem é quem no tabuleiro diplomático do clima

COP26 quem é quem

Na contagem regressiva para a abertura da COP26, programada para o próximo dia 31, o Guardian fez um panorama dos principais atores do tabuleiro político de Glasgow, além de personalidades públicas que terão peso importante dentro e fora das salas de negociação. Na lista, temos desde Boris Johnson, premiê britânico e anfitrião da COP, até o chinês Xi Jinping e o brasileiro Jair Bolsonaro, passando pelo Papa Francisco e pela ativista Greta Thunberg. No Financial Times, Pitila Clark também abordou a lista de participantes e as expectativas em torno das conversas na COP.

Nem todos esses atores passarão pela COP26. Também no Guardian, o “negociador secreto” destacou a frustração entre representantes de nações em desenvolvimento com as restrições sanitárias aplicadas pelo Reino Unido às delegações oficiais e aos observadores. Outra preocupação está no cronograma enxuto e na agenda pesada. “Negociações, quando você não está cara a cara, não são negociações reais. Haverá muito o que colocar em dia em Glasgow quando finalmente nos encontrarmos pessoalmente, e não teremos muito tempo [para isso], o que é preocupante”, escreveu o autor anônimo.

Uma baixa parece confirmada na lista VIP de Glasgow: a do Papa Francisco, que vinha especulando a possibilidade de participar da COP, mas que enviará em seu lugar o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. A Reuters deu mais detalhes.

Outra baixa, essa bem mais importante para o futuro das negociações, é a de Xi Jinping. No South China Morning Post, Finbarr Bermingham e Mark Magnier explicaram como a ausência do líder chinês pode dificultar entendimentos cruciais entre as principais coalizões de países, com o risco de travamento das negociações ao final da COP.

 

ClimaInfo, 13 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.