Greve de trens pode prejudicar realização da COP na Escócia

14 de outubro de 2021

A preparação da COP26 em Glasgow está enfrentando alguns sobressaltos. Segundo a BBC, funcionários da rede ferroviária escocesa confirmaram que farão greve nas duas semanas de conferência.

A decisão é a cartada mais pesada dos profissionais, que cobram melhores salários e a manutenção dos empregos desde o começo do ano, e joga pressão extra sobre as autoridades escocesas e a empresa que administra o serviço. O serviço de trem será fundamental para a logística da COP, já que muitos participantes tiveram que reservar hospedagem em Edimburgo por conta dos altos preços e da baixa disponibilidade de quartos em Glasgow.

Outra preocupação do governo escocês antes da COP é a situação da pandemia no país. O jornal Herald Scotland ressaltou o risco que a circulação diária de milhares de pessoas de quase 200 países poderá causar para os números de COVID no país, com a possibilidade de uma escalada de casos da doença.

Ainda sobre a logística da COP, o grupo ativista Insulate Britain anunciou a suspensão de suas ações de bloqueio de estradas no Reino Unido até a conclusão da Conferência. O grupo vinha promovendo diversas manifestações nas últimas semanas, parte de uma campanha de “resistência civil” frente à falta de ação do governo britânico contra a mudança do clima. Vários ativistas foram detidos pela polícia. Mais cedo, a polícia escocesa confirmou que qualquer bloqueio de via pública, mesmo aqueles realizados por grupos pacíficos, será desmontado, com prisão dos responsáveis. Associated Press, BBC, Guardian e Reuters deram a notícia.

 

ClimaInfo, 15 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar