Greve de trens pode prejudicar realização da COP na Escócia

COP26 greve de trens Escócia

A preparação da COP26 em Glasgow está enfrentando alguns sobressaltos. Segundo a BBC, funcionários da rede ferroviária escocesa confirmaram que farão greve nas duas semanas de conferência.

A decisão é a cartada mais pesada dos profissionais, que cobram melhores salários e a manutenção dos empregos desde o começo do ano, e joga pressão extra sobre as autoridades escocesas e a empresa que administra o serviço. O serviço de trem será fundamental para a logística da COP, já que muitos participantes tiveram que reservar hospedagem em Edimburgo por conta dos altos preços e da baixa disponibilidade de quartos em Glasgow.

Outra preocupação do governo escocês antes da COP é a situação da pandemia no país. O jornal Herald Scotland ressaltou o risco que a circulação diária de milhares de pessoas de quase 200 países poderá causar para os números de COVID no país, com a possibilidade de uma escalada de casos da doença.

Ainda sobre a logística da COP, o grupo ativista Insulate Britain anunciou a suspensão de suas ações de bloqueio de estradas no Reino Unido até a conclusão da Conferência. O grupo vinha promovendo diversas manifestações nas últimas semanas, parte de uma campanha de “resistência civil” frente à falta de ação do governo britânico contra a mudança do clima. Vários ativistas foram detidos pela polícia. Mais cedo, a polícia escocesa confirmou que qualquer bloqueio de via pública, mesmo aqueles realizados por grupos pacíficos, será desmontado, com prisão dos responsáveis. Associated Press, BBC, Guardian e Reuters deram a notícia.

 

ClimaInfo, 15 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.