Reino Unido apresenta plano para descarbonização, com promessas de investimentos bilionários e mais de 400 mil empregos 

Reino Unido planos climáticos

Sob pressão para divulgar uma estratégia de neutralidade de carbono antes da COP26 que começa em Glasgow em menos de duas semanas, nesta terça (19), o Reino Unido revelou seus planos, com promessas de criar até 440.000 empregos e atrair £ 90 bilhões em investimentos na próxima década, a maior parte deles de empresas do setor privado. Ele inclui a expansão de veículos elétricos e sua rede de pontos de recarga, um maior crescimento da energia eólica offshore, investimentos em novas tecnologias, como hidrogênio e combustível de aviação sustentável e £ 120 milhões em pelo menos uma nova usina nuclear. A estratégia inclui ainda um plano de 124 milhões de libras para restaurar 280.000 hectares de turfeiras e a criação de florestas na Inglaterra. Mas não menciona o consumo de carne, já que as autoridades disseram que não haveria restrições à escolha do consumidor.

Um documento paralelo, publicado pelo Tesouro no mesmo dia, mostrou que o governo britânico provavelmente perderá dezenas de bilhões em receitas com impostos sobre combustíveis fósseis e destacou outros riscos de políticas verdes, como negócios indo para o exterior e a potencial necessidade de novos impostos. As perdas foram detalhadas pelo Financial Times.

Mas essas não foram as únicas ressalvas. Especialistas e ativistas alertam que o plano não é ambicioso o suficiente, nem respaldado por financiamento adequado. Kevin Anderson, professor de energia e mudança climática da Universidade de Manchester, disse ao Guardian: “Examine as planilhas associadas e os números revelam uma história de subterfúgios, ilusões, compensações e políticas fragmentadas – tudo vestido como uma estratégia novinha em folha para o COP26.”  A BBC também se aprofundou nos pontos fracos do plano aqui e aqui.

Reuters, AP, Climate Change News, Bloomberg e BBC repercutiram o anúncio.

No início da terça-feira, Johnson anunciou quase 10 bilhões de libras de investimento privado em projetos verdes em uma cúpula de investimentos em Londres.  A Exame e a Reuters deram os detalhes.

 

ClimaInfo, 22 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.