Acordo encerra a venda de carros novos fósseis a partir de 2035

11 de novembro de 2021

Quatro grandes montadoras, dois países e vários estados e cidades se juntaram ao compromisso de não mais vender carros novos movidos a combustíveis fósseis. O compromisso foi assumido pelas fabricantes Daimler, Ford, General Motors, Volvo, Jaguar Land Rover e BYD, empresas que se juntaram ao Canadá, ao Chile, aos estados norte-americanos da Califórnia, New York e Washington, e ainda, a cidades como São Paulo, Buenos Aires, Dallas, Charleston, Atlanta e Seattle.

O acordo visava fechar estes mercados aos motores a combustão até 2035 e o mundo todo até 2040. No entanto, China, EUA, Japão e Alemanha, os mercados mais importantes do mundo, não assinaram, assim como ficaram fora empresas importantes como Toyota, Volkswagen, Renault-Nissan e Hyundai-Kia.

O Financial Times publicou uma matéria falando de quem assinou e outra de quem não entrou. Com raras exceções, os fósseis serão substituídos por elétricos. Valor, New York Times, AP e Reuters também deram a notícia. O Globo falou de São Paulo que manterá a venda de carros a biocombustíveis.

Para chegar lá, haverá a necessidade de muita bateria. Segundo a Reuters, as montadoras pretendem investir US$ 500 bilhões até 2030.

Os EUA anunciaram a meta de zerar as emissões da aviação até 2050 passando a voar com biocombustíveis e eletricidade. A notícia saiu na Reuters.

Sobre a navegação marítima, os anúncios são de rotas emissão-zero. Segundo a Bloomberg e a Reuters, os EUA e outros 18 países prometem zerar as emissões ao longo de 6 corredores de navegação até 2050. Uma das rotas leva ferro e aço da Austrália para o Japão e outra leva containers do Leste da Ásia para a Europa.

 

ClimaInfo, 11 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar