Compromissos climáticos podem levar a um aquecimento de +3,5°C

23 de novembro de 2021

As incertezas nos modelos que integram os efeitos climáticos sobre a economia e vice-versa escondem a possibilidade de um aquecimento global acima de 3,5°C até o final do século. Esse é um dos resultados de uma análise de sete diferentes modelos simulando os compromissos de mitigação a curto prazo que acaba de sair na Nature. Enquanto a maioria dos trabalhos de modelagem fixam uma meta de aquecimento no futuro para projetar caminhos para alcançá-la e estimar seus impactos socioeconômicos, este estudo partiu do cenário atual, onde o mundo já aqueceu 1,1°C, e projetou os esforços de mitigação existentes no curto prazo. Ao incluir as NDCs, os modelos preveem um aquecimento, em 2100, entre 2,2 e 2,7°C acima dos níveis pré-industriais. Incluir o feedback do clima sobre as economias das regiões exacerba as incertezas e leva a um aquecimento de 3,8°C, no pior cenário, e a 1,7°C no melhor. A Axios comentou os principais pontos do trabalho.

Vale lembrar o recente estudo realizado por uma parceria entre o Instituto Talanoa e a COPPE/UFRJ, indicando que seria possível ao Brasil reduzir 66% das suas emissões até 2030, sem afetar o crescimento econômico, criando mais de 100 mil empregos e melhorando a distribuição de renda. Caprichando um pouco mais na eficiência de políticas públicas contra o desmatamento e favorecendo a restauração florestal, é possível reduzir ainda mais, pouco menos de 80% das emissões até 2030.

Em tempo: Outro trabalho, que saiu na One Earth, examinou a significativa perda de atratividade das tecnologias de captura e armazenamento de carbono (CCS) em cenários de preço decrescente das fontes limpas. Em aplicações como a geração a combustível fóssil ou a hidrogênio, o CCS perde mais de 70% da sua atratividade. As renováveis só sentem a competição em projetos de geração a biomassa líquida com captura do CO2 na chaminé.

 

ClimaInfo, 24 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar