Ministério Público suspeita que governo Bolsonaro se prepara para autorizar mineração em Terra Indígena

9 de dezembro de 2021

A decisão do Palácio do Planalto de autorizar pesquisa e lavra de ouro em áreas preservadas na Amazônia pode estar relacionada com um desejo do governo Bolsonaro de autorizar a mineração em Terras Indígenas. Esta é suspeita de integrantes do Ministério Público Federal (MPF), que abriu um inquérito nesta semana para averiguar a permissão dada pelo Conselho de Defesa Nacional, chefiado pelo ministro Augusto Heleno, a projetos de mineração na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.

De acordo com Vinicius Sassine na Folha, os procuradores suspeitam que a autorização dada por Heleno seria uma maneira encontrada pelo governo para “preparar o terreno” e permitir atividades de mineração em áreas indígenas, uma bandeira antiga do presidente Jair Bolsonaro. Assim, as permissões do governo para exploração mineral seriam uma maneira de “burlar” a legislação atual, antecipando a aplicação de um projeto de lei de autoria do Planalto que sequer foi votado pelo Congresso Nacional.

Ontem (8/12), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite ao ex-general Heleno para que ele explique a autorização dada pelo CDN para o garimpo na Amazônia. O requerimento foi apresentado pelo deputado Elias Vaz (GO); no entanto, como se trata de um convite, Heleno não será obrigado a comparecer. A Folha deu mais detalhes.

“A chegada de Jair Bolsonaro ao poder empossou também uma forma de pensamento segundo a qual floresta boa é floresta asfaltada e índio bom é índio que colabora com um modelo predatório de produção de riqueza que acompanha a história brasileira desde a chegada dos portugueses”, escreveu Matheus Pichonelli no UOL Tab. “Saudosos da ditadura, os comandantes do Brasil atual veem novamente, neste modelo colonial de exploração, as ferramentas para a construção de um futuro que, desde 1500, tem mostrado como acaba”.

Em tempo: O g1 noticiou que um posto da Polícia Militar do Pará foi incendiado na madrugada desta 4ª feira em Itaituba, no sudoeste do estado. O posto fica próximo a um garimpo conhecido como “Sudário”. Não houve feridos e, até o final do dia de ontem, a polícia não havia identificado os responsáveis pela ação.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar