Ministério Público suspeita que governo Bolsonaro se prepara para autorizar mineração em Terra Indígena

garimpo terras indígenas

A decisão do Palácio do Planalto de autorizar pesquisa e lavra de ouro em áreas preservadas na Amazônia pode estar relacionada com um desejo do governo Bolsonaro de autorizar a mineração em Terras Indígenas. Esta é suspeita de integrantes do Ministério Público Federal (MPF), que abriu um inquérito nesta semana para averiguar a permissão dada pelo Conselho de Defesa Nacional, chefiado pelo ministro Augusto Heleno, a projetos de mineração na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela.

De acordo com Vinicius Sassine na Folha, os procuradores suspeitam que a autorização dada por Heleno seria uma maneira encontrada pelo governo para “preparar o terreno” e permitir atividades de mineração em áreas indígenas, uma bandeira antiga do presidente Jair Bolsonaro. Assim, as permissões do governo para exploração mineral seriam uma maneira de “burlar” a legislação atual, antecipando a aplicação de um projeto de lei de autoria do Planalto que sequer foi votado pelo Congresso Nacional.

Ontem (8/12), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um convite ao ex-general Heleno para que ele explique a autorização dada pelo CDN para o garimpo na Amazônia. O requerimento foi apresentado pelo deputado Elias Vaz (GO); no entanto, como se trata de um convite, Heleno não será obrigado a comparecer. A Folha deu mais detalhes.

“A chegada de Jair Bolsonaro ao poder empossou também uma forma de pensamento segundo a qual floresta boa é floresta asfaltada e índio bom é índio que colabora com um modelo predatório de produção de riqueza que acompanha a história brasileira desde a chegada dos portugueses”, escreveu Matheus Pichonelli no UOL Tab. “Saudosos da ditadura, os comandantes do Brasil atual veem novamente, neste modelo colonial de exploração, as ferramentas para a construção de um futuro que, desde 1500, tem mostrado como acaba”.

Em tempo: O g1 noticiou que um posto da Polícia Militar do Pará foi incendiado na madrugada desta 4ª feira em Itaituba, no sudoeste do estado. O posto fica próximo a um garimpo conhecido como “Sudário”. Não houve feridos e, até o final do dia de ontem, a polícia não havia identificado os responsáveis pela ação.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.