Indígenas são principais vítimas de explosão de violência fundiária no Brasil em 2021

13 de dezembro de 2021

O Centro de Documentação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou na semana passada os dados preliminares sobre conflitos no campo referentes ao período de janeiro a agosto de 2021. O cenário apresentado é preocupante: nos oito primeiros meses deste ano, foram registrados 26 assassinatos relacionados a conflitos no campo, número que já representa um aumento de 30% na comparação com o total de 2020.

Indígenas (oito) e sem-terras (seis) representaram a maior parte das mortes registradas neste ano. O estado do Maranhão lidera o ranking preliminar de vítimas de conflitos no campo, com nove assassinatos. O documento cita também 103 casos de “mortes em consequência”, sendo 101 deles registrados na Terra Indígena Yanomami, que vive um desastre humanitário por conta da presença de forasteiros e da pandemia nas comunidades locais. De acordo com a análise, as informações preliminares não permitem classificar esses óbitos como consequência de conflitos no campo.

Praticamente todos os indicadores de conflito fundiário tiveram um aumento em 2021 na comparação com o ano anterior. De janeiro a agosto, 418 territórios (indígenas, quilombolas, tradicionais e assentamentos de reforma agrária) sofreram violência contra ocupação e posse. A destruição de casas aumentou 94%, a de pertences, 104%; expulsão, 153%; grilagem, 113%; pistolagem, 118%; e impedimento de acesso às áreas de uso coletivo, com alta de 1.057%.

Correio Braziliense, TV Cultura, Folha, Nexo Jornal, SputnikNews e UOL repercutiram o levantamento preliminar do CPT sobre a violência no campo em 2021.

Em tempo: Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado na última 6ª feira (10/12), O Globo elencou dez motivos que tornaram o ano de 2021 trágico para os Direitos Humanos no Brasil. A pandemia e a crise econômica se colocam como os grandes fatores, mas questões como o avanço do garimpo e do desmatamento em territórios indígenas também colocaram o país em uma situação delicada na questão dos direitos básicos em 2021.

 

ClimaInfo, 13 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar