Cientistas cobram agências de publicidade por apoio ao greenwashing da indústria fóssil

20 de janeiro de 2022
agências de publicidade clientes fósseis

Finalmente as agências de publicidade e relações públicas começam a ser expostas pelo greenwashing de seus (lucrativos) clientes fósseis.  De acordo com a Reuters, mais de 450 cientistas subscreveram carta enviada às principais empresas globais do setor, incluindo gigantes como WPP, Edelman e IPG. O texto pede que elas abandonem seus clientes de combustíveis fósseis e parem de disseminar desinformação sobre as mudanças climáticas. A notícia repercutiu na Fast Company, AdAge, Washington Post e Common Dreams.

“Como cientistas que estudam e comunicam as realidades das mudanças climáticas, enfrentamos consistentemente um grande e desnecessário desafio: superar os esforços de publicidade e relações públicas de empresas de combustíveis fósseis que procuram ofuscar ou minimizar nossos dados e os riscos representados pela crise climática”, escreveram os cientistas.

A carta também foi enviada aos CEOs dos clientes com metas de sustentabilidade, incluindo Unilever, Amazon e Microsoft.

Há uma semana, o Valor descreveu o trabalho da Clean Creatives, a qual apoiou a ação dos cientistas. Vale a pena conferir a matéria.

Em tempo: Mark Zuckerberg segue impávido no apoio velado ao negacionismo climático. A omissão do criador e dono das maiores redes sociais do planeta gerou críticas entre os próprios colaboradores. As críticas integram os Facebook Papers entregues ao Congresso norteamericano por uma ex-funcionária da empresa. A Publica mergulhou no tema e traz os detalhes.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar