Carreiras em “reset”: os profissionais que estão trocando empregos fósseis por verdes

21 de janeiro de 2022
empregos verdes

Alguns mudaram de área por se preocupar com o planeta, outros por não ter escolha, já que a área onde trabalhavam está em crise. A reportagem da BBC traz relatos de pessoas que trocaram trabalhos que envolvem a indústria fóssil por empresas cuja atividade é de baixo carbono.

Mas apesar de existir um forte movimento em direção a empregos verdes e de baixo carbono, ainda existem muitas deficiências para as habilidades verdes. “Há intenção, mas a política do governo poderia fazer mais para obter rapidamente mais aprendizes para que eles possam começar a desenvolver habilidades. Isso não pode ser feito em escala, a menos que o governo dê mais recursos aos conselhos locais”, analisa Denis Fernando, ativista da Friends of Earth.

Em tempo: A expressão “eco-ansiedade” foi apresentada pela primeira vez pela American Psychology Association em 2017. Trata-se do medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que aparece na observação do impacto aparentemente irrevogável das mudanças climáticas, medo que gera uma preocupação associada ao futuro de cada um e das próximas gerações. De acordo com a Lancet Planetary Health, em uma pesquisa com aproximadamente 10 mil jovens de diferentes países de 16 a 25 anos, cerca de 75% deles disseram que enxergam o futuro como assustador, segundo o UOL Ecoa. A matéria traz casos de quem já sofre do mal deste novo século.

 

ClimaInfo, 21 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar