Carreiras em “reset”: os profissionais que estão trocando empregos fósseis por verdes

empregos verdes

Alguns mudaram de área por se preocupar com o planeta, outros por não ter escolha, já que a área onde trabalhavam está em crise. A reportagem da BBC traz relatos de pessoas que trocaram trabalhos que envolvem a indústria fóssil por empresas cuja atividade é de baixo carbono.

Mas apesar de existir um forte movimento em direção a empregos verdes e de baixo carbono, ainda existem muitas deficiências para as habilidades verdes. “Há intenção, mas a política do governo poderia fazer mais para obter rapidamente mais aprendizes para que eles possam começar a desenvolver habilidades. Isso não pode ser feito em escala, a menos que o governo dê mais recursos aos conselhos locais”, analisa Denis Fernando, ativista da Friends of Earth.

Em tempo: A expressão “eco-ansiedade” foi apresentada pela primeira vez pela American Psychology Association em 2017. Trata-se do medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que aparece na observação do impacto aparentemente irrevogável das mudanças climáticas, medo que gera uma preocupação associada ao futuro de cada um e das próximas gerações. De acordo com a Lancet Planetary Health, em uma pesquisa com aproximadamente 10 mil jovens de diferentes países de 16 a 25 anos, cerca de 75% deles disseram que enxergam o futuro como assustador, segundo o UOL Ecoa. A matéria traz casos de quem já sofre do mal deste novo século.

 

ClimaInfo, 21 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo