Demorou, mas finalmente governo define regras para eólicas offshore

26 de janeiro de 2022
eólicas offshore

O governo federal publicou um decreto definindo as regras para o aproveitamento da energia dos ventos no mar brasileiro. O decreto também vale para superfícies de lagos e represas em áreas da União.

Com as regras do decreto, os quase 3.500 projetos em análise pelo IBAMA podem, algum dia, acrescentar mais 40 GW de capacidade de geração à matriz elétrica brasileira, o que hoje representaria quase 20% de toda a capacidade de geração instalada no país. Agência Brasil, Estadão e Canal Energia comentaram o decreto.

Em um seminário da revista Saneamento Ambiental realizado no ano passado, um dirigente da Abemar (Associação Brasileira de Eólicas Marítimas) estimou que o potencial offshore brasileiro pode chegar a 750 GW em águas de até 50 m de profundidade. Segundo o Canal Energia, o Senai-RN foi contratado para mapear o potencial offshore do Rio Grande do Norte até o Amapá.

As eólicas offshore estão em franca expansão no mundo, puxada pela China e pelos países que podem aproveitar os ventos do Mar do Norte. Só a China, segundo a GWEC, instalou 6,1 GW em 2020 e, segundo a Offshore Wind, mais 16,9 GW no ano passado.

Em tempo 1: Um estudo da Universidade Federal do Paraná constatou que os reservatórios das principais hidrelétricas brasileiras estão recebendo cada vez menos água. Entre 2010 e 2020, a queda foi de mais de 10%. A maior parte destas represas foi construída no século passado, a maioria há mais de 40 anos. Nesse tempo, o assoreamento foi reduzindo o volume útil dos reservatórios, o que fez reduzir ainda mais suas capacidades de geração. Uma matéria do Valor informa das trocas de turbinas e da instalação de equipamentos e inteligência que estão sendo feitas para gerar um pouco mais de energia com cada vez menos água e volume de reservatório.

Em tempo 2: A ITAIPU BINACIONAL perdeu seu segundo general-presidente em menos de um ano. No ano passado, o general Silva e Luna foi para a Petrobras e foi substituído pelo general João Francisco Ferreira. Nesta semana, Ferreira pediu para sair. O vice-almirante Anatalício Risden Jr foi nomeado para o seu lugar. Uma matéria do Valor sugere que a troca foi motivada pelo apetite do Centrão por mais cargos bem remunerados.

 

ClimaInfo, 27 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

Errata 28/01: Na nota sobre o decreto que regulamentou as eólicas offshore, dissemos que os projetos em análise no IBAMA representariam 25% da capacidade total do país neste momento. Na verdade, como esta capacidade é de cerca de 190 GW, o acréscimo de 40% dessas eólicas corresponde a cerca de 20% desse total. Um erro de tabuada pelo qual pedimos desculpas. Texto corrigido em 28/01/22

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar