O promissor potencial da geração elétrica eólica offshore no Brasil

eólicas offshore Brasil

Neste momento há mais de 80 GW em projetos de geração de energia eólica offshore ( no alto-mar) em processo de licenciamento ambiental, segundo o IBAMA. Estas dezenas de gigawatts estão distribuídos em 36 projetos que se distribuem no litoral de seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Valor afirma que isto é o dobro do total produzido offshore no mundo atualmente.

A epbr compara o tanto de GW com os projetos em terra no país mostrando que a potência projetada no mar é quatro vezes maior do que os de projetos em terra – que até janeiro somavam 21 GW – e o dobro em relação a 2021, quando somavam até julho 42 GW. Somente neste mês, 12 novos projetos offshore entraram em licenciamento, somando 25 GW. Um dos motivos para este salto é a publicação no dia 25/01 do decreto nº 10.946/2022 que regula – finalmente – estes projetos em alto-mar.

Esta seria uma boa notícia neste momento de energia cara e pico de demanda causado pelo calor, conforme noticiado pelo Jornal Nacional. Mas o lobby do gás conseguiu impor seu papo-furado de “combustível de transição” e ocupa neste momento as linhas de transmissão brasileiras com sua energia cara e poluente, conta em detalhes o UOL.

Com isso, informa o Poder 360, as hidrelétricas são obrigadas a jogar fora as águas das chuvas intensas das últimas semanas, deixando de gerar energia barata no momento em que a população mais precisa. O portal também informa que o governo negou o pedido de revisão da bandeira de escassez hídrica feito por Minas Gerais depois das chuvas extremas terem arrasado o território do estado.

O avanço consistente da energia eólica offshore está deixando alguns discursos sobre o setor de energia sem pé nem cabeça. Em mais uma “escolha difícil”, o Estadão finge que não conhece as consequências de projetos como o de Belo Monte, e se pergunta se três novos megaprojetos de hidrelétricas na Amazônia nos moldes da ditadura seriam uma boa ideia.

Em tempo: O setor elétrico depende de previsões meteorológicas precisas e da construção de cenários climáticos confiáveis de médio e longo prazos. As mudanças climáticas vão deixar isso muito mais difícil, informa artigo do Washington Post traduzido pelo Estadão.

 

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.