Um clima mais quente é risco também para animais de estimação 

animais de estimação

Nem mesmo nossos queridos animais de estimação escapam dos riscos da emergência climática. Estudo da Nottingham Trent University (NTU) sobre cinco anos de dados de uma rede de veterinários do Reino Unido revelou que cães, gatos, porquinhos-da-índia e coelhos correm cada vez mais risco de doenças cardíacas devido ao aquecimento global.

Como explicou a pesquisadora e veterinária Emily Hall à BBC, “as doenças relacionadas ao calor podem afetar todos os animais de estimação e provavelmente se tornarão mais comuns à medida que as temperaturas globais aumentarem”.

Os pesquisadores estimam que os casos continuarão a aumentar à medida que enfrentamos um clima mais quente e, por isso, recomendam que os tutores revisem seus hábitos de passeio e o alojamento de seus animais para evitar que sofram insolação, especialmente nos meses mais quentes do ano. Atenção tutores de cães braquicefálicos – aqueles com cara achatada, como buldogues: estes estão sob risco maior.

O estudo, que também envolveu a Universidade de Liverpool, foi publicado no Open Veterinary Journal e repercutido por Guardian, Independent e Daily Mail.

 

ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.