Expansão de renováveis sobre a biodiversidade da Mata Atlântica

23 de fevereiro de 2022
fontes renováveis

As fontes limpas de eletricidade, como qualquer outra intervenção, geram impactos sobre o meio ambiente e a atividade humana nos locais onde se instalam. Em um estudo publicado na PNAS, pesquisadores cruzaram áreas com alto potencial de aproveitamento de vento e sol com áreas protegidas ou de alta biodiversidade.

Chamou a atenção da equipe, a situação do Brasil, quase que única no mundo. Há uma alta superposição destas áreas, especialmente no que resta da Mata Atlântica e no Cerrado da região Nordeste. Trocar biodiversidade por eletricidade não é aconselhável, e um país do tamanho do nosso pode encontrar locais adequados sem tocar em áreas de conservação.

O trabalho faz uma comparação básica: a densidade de energia de um combustível fóssil empacota 200 vezes mais energia do que uma planta fotovoltaica. Daí que a substituição dos fósseis por renováveis pode gerar disputas pela terra com a produção de alimentos.

À exceção da questão no Nordeste brasileiro, o trabalho mostra que as superposições no restante do mundo são bem menos importantes do que se supunha. O trabalho cita uma estimativa de que as eólicas podem vir a ocupar quase 85.000 km2 em 2050, uma área menor do que a de Portugal.

Em artigo no Carbon Brief, os autores do trabalho contam que se surpreenderam  quando viram que uma em cada oito das instalações que se superpõe a uma área protegida, esta última havia sido criada após a instalação da planta.

Eles também dizem que o trabalho é o primeiro no gênero e que dá apenas um panorama geral das superposições. E que a velocidade de expansão das eólicas e solares dificulta o acompanhamento criterioso dos conflitos com áreas protegidas.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar