Países concordam com novo acordo global para conter poluição por plástico

3 de março de 2022
poluição por plásticos

A torneira que jorra milhões de toneladas de plástico todos os anos sobre o planeta será finalmente fechada. Pelo menos é o que preconiza a resolução histórica adotada ontem (2/3) por representantes de 175 estados-membros que participaram da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5), sediada virtualmente em Nairóbi, no Quênia.

O tratado – considerado o acordo ambiental multilateral mais importante desde o Acordo de Paris – será histórico por prever mais do que simplesmente enxugar gelo no tratamento de consequências e não das causas da poluição por plásticos no mundo, segundo comenta o Guardian.

Os líderes mundiais se comprometeram a elaborar um tratado “juridicamente vinculante” sobre os plásticos dentro de dois anos, cobrindo o ciclo de vida completo, desde a produção, passando pelo design de embalagens e indo até o descarte final.

Estima-se terem sido produzidas 9,2 bilhões de toneladas de plástico entre 1950 e 2017. Cerca de 75% desses resíduos são depositados em aterros ou se acumulam em ambientes e ecossistemas terrestres e aquáticos. Agora, deixarão de ser considerados lixo e passarão a ser tratados como resíduos, que devem ser reciclados e reincorporados na cadeia produtiva.

Embora o tratado tenha dois anos para ser elaborado, os envolvidos vão arregaçar as mangas desde já para trabalhar no recém-criado Comitê Intergovernamental de Negociação. Vão precisar suar a camisa, porque a batalha não será fácil. O Financial Times já adiantou que os fabricantes de produtos químicos e plásticos já estão mexendo os pauzinhos e fortalecendo o lobby na tentativa de enfraquecer o acordo multilateral.

Olhando para a metade cheia do copo (de vidro), a outra boa notícia é que, finalmente, os catadores de recicláveis passarão a ser reconhecidos internacionalmente por seu importante papel nas coleta e reciclagem desses materiais. “A poluição plástica se tornou uma epidemia. Com a resolução de hoje, estamos oficialmente no caminho da cura”, disse Espen Barth Eide, presidente da UNEA-5 e ministro do clima e meio ambiente da Noruega. A resolução foi destacada também na Bloomberg, na Reuters (aqui e aqui) e no Washington Post.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar