Protesto contra “pacote da destruição” mobiliza milhares de pessoas em Brasília

Ato contra pacote da destruição

Milhares de pessoas participaram nesta 4ª feira (9/3) do Ato pela Terra, um megaprotesto em frente ao Congresso Nacional contra os diversos projetos de lei do governo Bolsonaro que enfraquecem a proteção ambiental no Brasil. Organizado pelo movimento 342 Amazônia, um grupo de mais de 40 artistas e personalidades se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com ministros do Supremo Tribunal Federal, para pedir a ação do Legislativo e do Judiciário contra o “pacote da destruição” do governo federal.

“No Brasil, vem se instalando verdadeira guerra socioambiental, especialmente na Amazônia, onde a destruição da floresta e os ataques a Povos Indígenas e outros Povos e Comunidades Tradicionais crescem em velocidade assustadora”, disse o grupo em manifesto entregue às autoridades. O texto ressalta também o impacto que a destruição da Amazônia poderá ter sobre os esforços globais para conter a mudança climática e a perda da biodiversidade. g1, Metrópoles, Veja e JN deram mais detalhes.

Ao Estadão, o cantor Caetano Veloso, uma das principais vozes na manifestação contra o “Pacote da Destruição”, alertou que uma eventual aprovação desses projetos “aberrantes” pode ter impacto negativo profundo ao meio ambiente no Brasil e no mundo. “Esperamos que a luz lançada no Senado possa levar a resultados práticos. O presidente da Câmara tem dado mostras de fazer parte de toda a desastrosa permissividade que o atual governo propõe”.

Correio Braziliense, Folha e UOL também destacaram o manifesto dos artistas e os protestos em Brasília. No exterior, AFP e Guardian repercutiram a mobilização social contra os projetos de devastação ambiental do governo Bolsonaro. Mídia Ninja transmitiu o evento ao vivo e você pode acessá-lo aqui.

Em tempo: A diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ane Alencar, foi premiada nesta semana com o 2022 Leading Women in Machine Learning for Earth Observation, promovido pela Fundação Radiant Earth. Esta é a primeira vez que a iniciativa premia uma pesquisadora latino-americana. Alencar coordena atualmente as plataformas MapBiomas para o bioma Cerrado e MapBiomas Fogo, além de ter mais de 20 anos de experiência pioneira no monitoramento espacial de mudança de usos da terra. Fica aqui nossos parabéns pelo reconhecimento!

 

ClimaInfo, 10 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo