Estudo associa poluição atmosférica com risco maior de doenças autoimunes

crise climática saúde

Um estudo publicado nesta semana na revista RMD Open sugere que a exposição à poluição do ar no longo prazo pode aumentar o risco de incidência de doenças autoimunes. De acordo com a análise, de pesquisadores da Universidade de Verona, Itália, o risco de artrite reumatoide é 40% maior entre as pessoas expostas por períodos prolongados de tempo a material particulado fino (PM10 e PM2,5); já o risco de doença inflamatória intestinal, como colite ulcerativa e doença de Crohn, é 20% maior; doenças do tecido conjuntivo, como lúpus, tem 15% mais chance de surgir entre as pessoas expostas a níveis elevados de poluição do ar.

Os pesquisadores analisaram informações de 81,3 mil homens e mulheres na Itália entre junho de 2016 e novembro de 2020. Desse total, cerca de 12% foram diagnosticados com doença autoimune no período. O estudo concluiu que a exposição geral a longo prazo a partículas de poluentes acima dos níveis considerados seguros para a saúde humana aumenta em até 13% o risco de doenças autoimunes.

“Nosso estudo fornece novas evidências da vida real sobre a ligação entre essas doenças autoimunes e exposição à poluição do ar”, destacou Giovanni Adami, um dos autores da pesquisa, ao Guardian. “No entanto, uma relação causal é difícil de provar. De fato, é improvável que estudos controlados randomizados possam ser conduzidos sobre esse tópico”.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.