Exxon perde ação na justiça contra estados norte-americanos que investigaram negacionismo climático

ExxonMobil ação climática

A petroleira norte-americana ExxonMobil perdeu um recurso na justiça federal dos EUA contra promotores dos estados de Nova York e Massachusetts por conta de investigações realizadas contra a empresa nos últimos anos. A multinacional reclamava que os inquéritos abertos nesses estados tinham motivação política e, por isso, requeriam a restituição de documentos e materiais apreendidos pelos investigadores.

No caso de Nova York, a investigação da procuradoria-geral do estado se encerrou em 2019, depois dos promotores não conseguirem comprovar que a Exxon teria omitido de seus investidores informações sobre os riscos financeiros de seus negócios atrelados à mudança do clima. Por outro lado, o  inquérito em Massachusetts ainda está aberto. Nele os representantes do estado acusam a petroleira de enganar consumidores e investidores sobre os impactos da mudança do clima em seus negócios. Bloomberg e Reuters deram mais informações.

E por falar em petroleiras norte-americanas, a Reuters também destacou a pressão do grupo ativista Follow This, que pretende propor resoluções climáticas nas assembleias de acionistas de quatro grandes produtoras de combustíveis fósseis do país nos próximos meses – Exxon, Chevron, ConocoPhillips e Phillips 66. As resoluções pretendem pedir à direção dessas empresas que estabeleçam metas de redução de emissões de GEE em linha com os objetivos do Acordo de Paris, bem como avançar com planos para descarbonização de seus negócios.

Em tempo: Parece piada (e, de certa maneira é), mas é verdade. O governador do estado norte-americano da Virgínia Ocidental, Jim Justice, minimizou cobranças para que o governo local avance com políticas climáticas e disse que Deus “dará tempo” para que a humanidade resolva a crise climática, “se ela existir”, sem precisar reduzir a queima de petróleo, gás e carvão. A Virgínia Ocidental é uma pedra no sapato da agenda de descarbonização dos EUA: grande produtor de carvão, o estado também tem como seu senador o democrata Joe Manchin, que tem brecado as propostas climáticas do governo Biden no Congresso norte-americano. O Gizmodo repercutiu o wishful thinking de Jim Justice.

 

ClimaInfo, 17 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.