Governo lança plano para fomentar biometano

17 de março de 2022
biometano
Getty Images/Billy Hustace

O governo federal está finalizando um pacote de medidas para fomentar a produção e o consumo de biometano, com foco especial na agropecuária. Esse gás é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, e é uma alternativa mais sustentável ao metanol de origem fóssil. Atenção, não estamos falando da imensa quantidade de metano proveniente de arrotos dos ruminantes, nem da que vaza dos poços e dutos de petróleo e gás.

De acordo com o Valor, uma das primeiras medidas será a inclusão de aportes em biogás e biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (REIDI) do ministério de minas e energia, que suspende a contribuição de PIS/Cofins sobre investimentos em novas indústrias das áreas de infraestrutura e mobilidade. Essa desoneração deve reduzir em 9% o custo dos investimentos em biometano. Outra medida é a ampliação dos recursos do Fundo Clima, administrado pelo BNDES, para projetos de biogás e biometano.

​Por falar em biogás, Rodrigo Caetano escreveu na Exame sobre as perspectivas desse setor no Brasil no contexto da alta dos preços internacionais do petróleo e do gás natural. Para as empresas, o biogás pode ser uma alternativa mais barata a esses combustíveis fósseis, já que a matéria-prima e boa parte da cadeia produtiva estão dentro do Brasil, sem atrelar custos ao dólar.

Em tempo: Enquanto isso, a Neoenergia especula que o Brasil poderá ter suas primeiras usinas eólicas offshore operando plenamente em menos de cinco anos. Citado pelo Valor, o presidente da empresa, Mario Ruiz-Tagle, afirmou que os projetos podem ser acelerados no curto prazo em virtude dos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no mercado energético global. “A experiência que estamos vivendo na Europa está trazendo a importância da não-dependência energética, não apenas a não-dependência de outro país, mas também a não-dependência de uma fonte de geração”, argumentou Ruiz-Tagle. Na mesma linha, Mauricio Tolmasquim escreveu no Valor que a crise russo-ucraniana deixou evidente a centralidade das fontes renováveis em matéria de segurança energética. “A partir de agora as fontes renováveis, cruciais do ponto de vista ambiental, se tornaram questões essenciais de segurança energética. É uma grande oportunidade para o Brasil, que tem enorme potencial de produção de energia renovável a baixo custo”.

 

ClimaInfo, 18 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar