Desmatamento registra pior fevereiro em dez anos na Amazônia, mostra Imazon

20 de março de 2022
desmatamento março 2022
Christian Braga/Greenpeace

A Amazônia está caminhando para mais um ano de devastação, com números do desmatamento em patamares muito superiores à média histórica. O alerta é do Imazon, que revelou que a floresta amazônica perdeu 303 km2 de vegetação em fevereiro passado, a maior área devastada para o mês dos últimos 15 anos, representando um aumento de quase 70% na comparação com o mesmo mês em 2021.

Este foi o 2º mês consecutivo de crescimento do desmatamento; em janeiro, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon indicou que a derrubada da floresta foi 33% maior do que no mesmo mês do ano passado.

Dos estados da Amazônia Legal, o Mato Grosso registrou a maior perda de floresta no mês passado, com 96 km2 de vegetação derrubados, o que corresponde a 32% do total perdido no período. Esse número representou um aumento de incríveis 300% em relação a fevereiro de 2021. Pará (82 km2) e Amazonas (74 km2) completaram o top 3 do desmatamento em fevereiro. g1, R7 e UOL repercutiram a notícia.

No g1, Carolina Dantas destacou como os altos números do desmatamento amazônicos contrariam o histórico da destruição florestal na região, que costuma ser mais amena nos primeiros meses do ano por conta das chuvas. No entanto, as taxas observadas em janeiro e fevereiro são comparáveis àquelas registradas na estação seca na época em que havia maior fiscalização contra crimes ambientais na Amazônia. Se esse ritmo se mantiver para os próximos meses, o desmatamento pode superar os 15 mil km2 até julho.

Em tempo: Os governos europeus seguem pressionando o Brasil por conta do descontrole com o desmatamento como condição para a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Manlio Di Stéfano, do ministério do exterior da Itália, disse à ANSA que as tratativas sobre a aprovação do acordo poderiam avançar a partir da inclusão de um “adendo” ambiental no texto. Por outro lado, o governo brasileiro está liderando o questionamento na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a imposição de uma taxa sobre o carbono na importação de commodities para o bloco europeu. Assis Moreira deu mais detalhes no Valor.

 

ClimaInfo, 21 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar