Geração eólica e solar cresce 20% ao ano na última década, bate recorde e pode viabilizar metas de Paris

energia eólica solar
Getty Images

A expansão da geração elétrica baseada em fontes solar e eólica alcançou um resultado inédito em 2021, quando essas fontes representaram mais de 10% da geração global de eletricidade. Ao todo, as fontes limpas de eletricidade (que incluem a hidrelétrica) geraram 38% da eletricidade mundial no ano passado, mais do que o carvão (36%). Os dados são da consultoria Ember, divulgados nesta semana em seu relatório Global Electricity Review 2022.

O ritmo de crescimento das gerações solar e eólica na última década, de cerca de 20% anual, está compatível com um cenário de contenção do aquecimento global em 1,5°C neste século e pode ser decisivo para que essa meta se viabilize até o final desta década. “Isso é possível: a energia eólica e solar são as fontes de eletricidade de menor custo em uma base nivelada, com uma experiência global cada vez maior de integrá-las em redes de alto nível”, defendeu a Ember no relatório. “Com 50 países gerando agora mais de 10% de sua eletricidade a partir dessas fontes, e três países gerando mais de 40%, já está claro que essas tecnologias são viáveis e estão funcionando”.

A somatória das gerações eólica e solar (10,3%) representa o dobro do que se observava em 2015 (4,6%), quando foi assinado o Acordo de Paris. Por outro lado, a retomada da demanda energética após os choques iniciais da pandemia em 2020 trouxe um aumento do consumo em patamares acima do crescimento das fontes renováveis no ano passado: apenas 29% do aumento global de demanda elétrica em 2021 foi atendido com energia eólica e solar. O resto foi atendido por fontes fósseis, em especial carvão e gás natural. Por falar em carvão, a geração elétrica baseada neste combustível fóssil aumentou 9% em 2021, o maior crescimento percentual desde pelo menos 1985.

O relatório foi destacado por BBC, Bloomberg, CNN Brasil, Financial Times e Reuters, entre outros.

 

ClimaInfo, 01 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.