Geração eólica e solar cresce 20% ao ano na última década, bate recorde e pode viabilizar metas de Paris

31 de março de 2022
energia eólica solar
Getty Images

A expansão da geração elétrica baseada em fontes solar e eólica alcançou um resultado inédito em 2021, quando essas fontes representaram mais de 10% da geração global de eletricidade. Ao todo, as fontes limpas de eletricidade (que incluem a hidrelétrica) geraram 38% da eletricidade mundial no ano passado, mais do que o carvão (36%). Os dados são da consultoria Ember, divulgados nesta semana em seu relatório Global Electricity Review 2022.

O ritmo de crescimento das gerações solar e eólica na última década, de cerca de 20% anual, está compatível com um cenário de contenção do aquecimento global em 1,5°C neste século e pode ser decisivo para que essa meta se viabilize até o final desta década. “Isso é possível: a energia eólica e solar são as fontes de eletricidade de menor custo em uma base nivelada, com uma experiência global cada vez maior de integrá-las em redes de alto nível”, defendeu a Ember no relatório. “Com 50 países gerando agora mais de 10% de sua eletricidade a partir dessas fontes, e três países gerando mais de 40%, já está claro que essas tecnologias são viáveis e estão funcionando”.

A somatória das gerações eólica e solar (10,3%) representa o dobro do que se observava em 2015 (4,6%), quando foi assinado o Acordo de Paris. Por outro lado, a retomada da demanda energética após os choques iniciais da pandemia em 2020 trouxe um aumento do consumo em patamares acima do crescimento das fontes renováveis no ano passado: apenas 29% do aumento global de demanda elétrica em 2021 foi atendido com energia eólica e solar. O resto foi atendido por fontes fósseis, em especial carvão e gás natural. Por falar em carvão, a geração elétrica baseada neste combustível fóssil aumentou 9% em 2021, o maior crescimento percentual desde pelo menos 1985.

O relatório foi destacado por BBC, Bloomberg, CNN Brasil, Financial Times e Reuters, entre outros.

 

ClimaInfo, 01 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar