Alemanha apresenta novo plano energético para se distanciar do gás russo

6 de abril de 2022
Alemanha fontes renováveis
AP Photo/Michael Sohn

Pressionada dentro e fora da Europa por sua dependência energética com o gás natural da Rússia, a Alemanha apresentou nesta 4ª feira (6/4) um pacote de medidas para aumentar a produção de energia renovável, em linha com seus objetivos climáticos e a busca por “independência energética”. De acordo com o governo alemão, o país pretende gerar quase toda a sua eletricidade a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, até 2035, mais do que duplicando a taxa atual em 13 anos. Ao mesmo tempo, Berlim promete desburocratizar processos administrativos e tributários para facilitar a instalação de unidades de geração eólica e solar, além de avançar com a eficiência energética.

O pacote já vinha sendo discutido desde antes do chanceler Olaf Scholz chegar ao poder, no final do ano passado, mas a definição foi antecipada por conta dos reflexos da invasão russa à Ucrânia, que disparou uma série de sanções internacionais à Rússia. Na Europa, o principal obstáculo para a aplicação de medidas mais duras contra o governo de Vladimir Putin se deve exatamente à dependência da Alemanha e de outras economias da União Europeia do gás natural fornecido por Moscou. Enquanto Estados Unidos e Reino Unido já sinalizaram uma moratória da compra de petróleo e gás natural russos, a Alemanha segue reticente à proposta, com medo do impacto disso sobre o mercado doméstico de energia. Associated Press, NY Times e Reuters repercutiram o anúncio alemão.

Por falar em energia fóssil russa, o Valor destacou uma observação pertinente feita pelo chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, sobre a dimensão da dependência europeia do gás russo. “Pagamos um bilhão de euros a [Putin] todos os dias pela energia que ele nos fornece. Desde que a guerra começou, demos a ele 35 bilhões de euros. Compare isso com o 1 bilhão de euros que demos aos ucranianos para armá-los”, disse Borrell em discurso no Parlamento Europeu.

 

ClimaInfo, 7 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar