EUA preveem gastar mais de US$ 6 bi com renovação de usinas nucleares

EUA nuclear
Elaine Thompson/Associated Press

O governo dos Estados Unidos apresentou na última 2ª feira (18/4) um plano bilionário para revitalizar dezenas de usinas nucleares em todo o país, com foco especial naqueles que estão sob risco de desativação por conta dos custos econômicos. A fonte nuclear é uma das principais do sistema elétrico norte-americano, responsável pela maior parte da geração renovável no país, mas muitas usinas perderam competitividade e, por isso, podem ser fechadas antes da hora.

A ideia da Casa Branca é fornecer crédito a essas plantas, tanto para financiar a continuidade de suas operações como para investir na modernização de sistemas de geração elétrica e de proteção contra radioatividade. A notícia é da Bloomberg.

Por falar em energia nuclear nos EUA, algumas usinas termelétricas que hoje operam com carvão estão pensando na conversão de suas estruturas para abrigar pequenos reatores nucleares no futuro. Para as empresas proprietárias dessas plantas, essa alternativa permitiria a continuidade de suas operações após um eventual fim do uso de carvão para geração elétrica. No entanto, essa possibilidade está longe de ser evidente e garantida: além de questões tecnológicas, os custos associados à transformação das termelétricas em nucleares, ainda que de pequeno porte, são incertos – e, muito provavelmente, cairiam no colo dos consumidores, encarecendo a energia. Segundo o Wall Street Journal, lobistas do setor estão procurando parlamentares norte-americanos para avançar com legislações que permitam essa conversão.

Enquanto isso, o governo Biden tenta se reposicionar no debate público sobre clima. Depois de ver seus planos climáticos fracassarem no Congresso e ser pressionado por ativistas e aliados políticos, o presidente norte-americano quer reforçar as medidas executivas tomadas pela Casa Branca desde o ano passado para fortalecer os EUA na corrida global pela transição verde. O Financial Times deu as linhas gerais dessa estratégia, que passa também por uma nova rodada de negociações com o Congresso para aprovar trechos do pacote climático antes das eleições legislativas em novembro.

Nesse sentido, a Casa Branca confirmou nesta 3ª feira (19/4) a restituição de uma série de regulamentos federais que orientam estudos de impacto ambiental em grandes projetos de infraestrutura nos EUA. Essas regras tinham sido implementadas pelo governo de Barack Obama, mas foram derrubadas pelo negacionista Donald Trump. Com a retomada dessas regulações, o governo Biden quer diminuir parte do mal-estar causado pelo sinal verde dado recentemente a novos projetos de exploração de petróleo e gás natural em terras públicas, medida bastante criticada por ambientalistas. Associated Press, NY Times, Reuters, Washington Post e Wall Street Journal deram mais informações.

 

ClimaInfo, 20 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.