Enchentes históricas evidenciam desafio para adaptação climática na África

26 de abril de 2022
enchentes África
Rogan Ward/Reuters

A morte de quase 450 pessoas na última semana na África do Sul, decorrente de inundações-relâmpago e deslizamentos de terra causados por fortes chuvas, deixou evidente que nem mesmo o país mais rico do continente africano está preparado para lidar com a intensificação de eventos climáticos extremos. A situação é obviamente pior em seus vizinhos mais pobres, sendo que muitos já convivem há anos com episódios críticos, com perdas humanas, financeiras e materiais cada vez maiores.

“Este é apenas o começo”, lamentou Ibrahima Cheikh Diong, da União Africana, ao Guardian. “A África polui menos e sofre mais com as mudanças climáticas”. A pobreza estrutural de muitos países africanos tem sido o principal obstáculo aos esforços de adaptação climática no continente, mas não é o único: além da corrupção, problema que a gente conhece bem aqui no Brasil, os países africanos sofrem com a falta de apoio financeiro e tecnológico do mundo desenvolvido para avançar com medidas adaptativas.

A intensificação dos eventos extremos também traz ameaça à biodiversidade natural africana. “As mudanças climáticas estão perturbando os ecossistemas e afetando a sobrevivência e adequação das espécies para viver em seus habitats naturais”, explicou Shyla Raghav, da Conservation Internacional, à Associated Press. Mudanças nos padrões de precipitação e temperatura podem colocar espécies inteiras em uma situação de risco. “A ruptura maciça da estabilidade ecológica ocorrerá se as medidas adequadas de adaptação e mitigação não forem implementadas”.

Em tempo: Uma coalizão de 48 países em desenvolvimento vulneráveis aos efeitos da mudança do clima está trabalhando em um mecanismo internacional de financiamento para vítimas de desastres climáticos. De acordo com o Climate Home, o Climate Vulnerable Forum (CVF) quer “driblar” as dificuldades políticas que marcam a discussão sobre perdas e danos no âmbito da ONU por meio de um fundo próprio, com recursos coletados junto a governos do G7 e G20, além da iniciativa privada.

 

ClimaInfo, 26 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar